Revista Saber Acadêmico
ISSN 1980-5950


Edição Atual




Número 032

Artigos Download
APRESENTAÇÃO - REVISTA SABER ACADÊMICO - n.32 - Dossiê Saúde - Julho a Dezembro de 2021

EDITORIAL - REVISTA SABER ACADÊMICO N.32 - DOSSIÊ SAÚDE - JULHO A DEZEMBRO DE 2021

FICHA CATALOGRÁFICA

REVISTA SABER ACADÊMICO - APRESENTAÇÃO

SUMÁRIO

INTERVENÇÃO DA NUTRIÇÃO EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO II

MENOPAUSA - UMA BREVE REVISÃO

AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) DOS RECUPERANDOS DO MÉTODO APAC NO MUNICÍPIO DE FRUTAL

REFLUXO GASTROESOFÁGICO EM CRIANÇAS- UM AREVISÃO DA LITERATURA

SUPLEMENTAÇÃO DE WHEY PROTEIN NA HIPERTROFIA MUSCULAR- UMA BREVE REVISÃO

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PLANURA-MG

TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS NO BRASIL- DESAFIOS E PROPOSTAS

BENEFÍCIOS DA TERAPIA NUTRICIONAL NAS DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS ENFERMEIROS

TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS NO BRASIL- DESAFIOS E PROPOSTAS

Edições Anteriores



031

030

029

028

027

026

025

024

023

022

021

020

019

018

017

016

015

014

013

012

011

010

009

008

007

006

005

003

002

001

Nenhum registro para exibir

Páginas

Sobre a Revista




Tipos de Colaboração:

  • Artigos (de opinião, revisão ou resultado de monografias e/ou pesquisas científicas)
  • Entrevistas
  • Resenhas Críticas
  • Textos Literários (contos, crônicas, poemas)



    Recebimento de Trabalhos em Fluxo Contínuo



    Prof. Dr. Rodrigo Lima Nunes
    saberacademico@outlook.com



    Enviar texto para:
    saberacademico@outlook.com

    Os textos deverão seguir as normas e instruções para publicação.




    EXPEDIENTE
 

Idealizadores da Revista

Claudia Aparecida Pereira
Edvaldo Correa Sotana

Diretora

Prof. Lilian Regina de Oliveira Moreira Gualda

Editor da Revista

Profª.Drª Marta Ap. Broietti Henrique

Conselho Editorial

Profª. Drª. Berta Lúcia Tagliari Feba (Sec. de Educação- Estado de S. P.)
Profª. Drª. Caroline Silva Danna (Universidad de Chile)
Profª. Drª. Daniela Bento Soares (UNIFAJ)
Profª. Drª Franciele Marques Vanderlei (FAPEPE)
Prof. Dr. Gethin Ll. Thomas (Cardiff Metropolitan University)
Profª. Drª Giovana Aparecida de Souza Scolari-Francisco (FAPEPE)
Profª. Drª. Ieda Maria Munhos Benedetti (FAPEPE)
Prof. Dr. Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho (FCT/UNESP)
Prof. Dr. Joao Adalberto Campato Júnior (UNIESP)
Prof. Dr. João Paulo Morselli (FAPEPE)
Prof. Dr. Marcos Vinicius Francisco (UEM)
Prof. Dr. Nivaldo Correia da Silva (FAPEPE)
Prof. Dr. Rafael Rossi (UFMS)
Prof. Dr. Robyn L. Jones (Cardiff Metropolitan University)
Prof. Dr. Rui Menezes (Lisbon University Institute)

Conselho Consultivo

Prof. Me. Angelo Luiz Ferro
Profª. Ma. Gilnete Leite dos Santos (FAPEPE)
Prof. Me. Julio Cesar Gonçalves (PCNP – Dir. de Ensino – PP)
Profª. Ma. Lilian R. Campos Andrade (FAPEPE)
Prof. Dr. Luís Henrique Bortolai (UniMetrocamp)
Profª. Ma. Natália Taves Pires (FAPEPE)
Prof. Me. Nivaldo Fernandes Gualda Junior (FAPEPE)
Profª. Regina Macedo (FAPEPE)
Prof. Me. Rodolfo Serraglio (FAPEPE)
Prof. Me. Sérgio Souza Parmezzani (FAPEPE)
Prof. Me. Walmir Geralde

Equipe de realização

Prof. Lilian Regina de Oliveira Moreira Gualda
Profª. Drª Marta Aparecida Broietti Henrique (FAPEPE)

 

FICHA CATALOGRÁFICA

Revista Saber Acadêmico / Faculdade de Presidente Prudente – v. tal, ANO CORRENTE – Presidente Prudente: FAPEPE, ANO CORRENTE. 

Semestral
ISSN 1980-5950

1. Pesquisa científica: Periódicos. I. Faculdade de Presidente Prudente.

 

NORMAS E INSTRUÇÕES

 

A Revista Saber Acadêmico caracteriza-se por ser uma revista eletrônica multidisciplinar que conta com publicações de docentes e discentes da Faculdade de Presidente Prudente (FAPEPE), assim como de docentes e discentes das demais faculdades parceiras da UNIESP S. A. e da comunidade científica em geral. As colaborações, que podem ter o formato de síntese de trabalhos de monografias, entrevista, artigo científico (revisão, relato de experiência ou resultados de monografias e pesquisas científicas), resenha crítica, textos literários (conto, crônica, poema), serão avaliadas pelo Conselho Editorial e remetidas ao parecer do Conselho Consultivo somente quando apresentarem originalidade, espírito acadêmico e formato científico, com as seguintes especificações:

  1. A revista pública trabalhos inéditos que devem ser enviados dois arquivos em WORD, uma com identificação de autoria e outra sem.
  2. Os trabalhos devem estar em fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, com tabulação ou espaços no início dos parágrafos de 2 cm, mantendo espaçamento 1,5 entre linhas. A configuração das páginas deve seguir o Formato do Papel A4 e ter as seguintes Margens: 3 cm para esquerda e superior, 2 cm para direita e inferior. O título do artigo deve estar em letras maiúsculas, negrito e centralizado. O nome do(s) autor(s) deve estar alinhado à direita logo após o título, acompanhado das credenciais (titulação, instituição e endereço eletrônico) em nota de rodapé.
  3. Os graduandos e/ou os professores da FAPEPE são responsáveis pela preparação e publicação de sínteses dos trabalhos de conclusão de Curso defendidos na Faculdade de Presidente Prudente. Essas sínteses devem seguir o formato exigido para os demais textos da revista, não podendo ultrapassar o limite máximo de quatro páginas.
  4. Os artigos (revisão ou resultados de monografias e pesquisas científicas) devem ter o mínimo de 10 e o máximo de 30 páginas. Deve apresentar o título em português em letras maiúsculas, negrito e centralizado. Em seguida, o título em inglês deve estar em maiúsculas, itálico e centralizado. Na linha abaixo, deve apresentar nome(s) do autor(es), com alinhamento à direita, acompanhado das credenciais (titulação, instituição e endereço eletrônico) em nota de rodapé. Deve apresentar resumo em português e em inglês (abstract) com máximo de 200 palavras, com espaçamento simples entre linhas, seguidos de três palavras-chave em português e inglês. O resumo deve apresentar tema, objetivo e elementos centrais do artigo (método, resultado e conclusão).
  5. As entrevistas também devem seguir o formato exigido para os demais textos da revista e devem se ater ao limite máximo de 10 páginas, mediante aprovação do Conselho Editorial.
  6. As resenhas críticas devem tratar de livros recém-publicados (últimos três nos no Brasil e cinco anos no exterior) e podem ter no máximo três páginas.
  7. Os textos literários devem respeitar a natureza, o caráter e as normas da revista, assim como o número limite de 10 páginas para a publicação.
  8. As citações diretas com mais de três linhas devem aparecer separadas do texto, com espaço simples entre linhas, tamanho da letra um número onze e recuo de 4 cm da margem esquerda.
  9. As citações diretas com menos de três linhas devem aparecer no corpo do texto, destacadas entre aspas duplas e indicadas por referências seguindo o critério autor-data: (SOBRENOME, ano, p.), conforme as normas da ABNT.
  10. As citações indiretas devem aparecer no corpo do texto sem qualquer destaque e indicadas por referências seguindo o critério autor-data: (SOBRENOME, ano) conforme as normas da ABNT.
  11. As notas de rodapé devem ser apenas explicativas, tendo em vista que as referências das citações, diretas ou indiretas, seguem o critério autor-data. Também podem ser utilizadas notas de fim de texto com esse caráter explicativo, devendo tais notas aparecer antes das referências, lista geral de materiais citados ao final do texto. Tanto as notas de rodapé quanto as notas de fim de texto devem somente ser utilizadas quando estritamente indispensáveis.
  12. As referências ao final do texto são compostas somente pelo material efetivamente utilizadas e referenciadas no texto pelo critério autor-data e devem obedecer às normas da ABNT (NBR 6023 de 2018), em espaçamento simples entre linhas, um espaço simples entre cada referência, destaque do nome da obra em negrito, alinhamento à esquerda. Embora o Conselho Editorial possa providenciar a revisão das referências, a exatidão sobre suas informações é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) dos textos.
  13. As ilustrações, imagens e gráficos devem ser acrescidas no texto somente quando indispensáveis para a consolidação dos argumentos utilizados no trabalho. Esses elementos devem seguir as Normas da ABNT.
  14. O Conselho Editorial reserva-se o direito de efetuar a revisão tanto do uso formal e correto da língua portuguesa quanto das referências e solicitar a devida correção pelos autores dos textos a respeito da linguagem, do conteúdo das citações, das informações dos dados de cada obra ou de sua formatação.
  15. A revista reconhece o direito dos autores de elaborarem textos que tratem das mais diversas temáticas, mas não veicula conteúdos preconceituosos ou que firam a dignidade das pessoas, pois se preza pelo espírito acadêmico e pelo formato científico, bem como pela honestidade intelectual e por uma imensa preocupação com o desenvolvimento regional. Por essas razões, pretende atuar na divulgação do conhecimento acadêmico, seja ele científico, cultural ou fruto de experiências vivenciadas, sempre por meio de textos condizentes com os valores éticos, morais e jurídicos vigentes na sociedade brasileira.
  16. É de inteira responsabilidade do(s) autor(es) dos textos a exatidão quanto à formatação, às informações dos dados de cada obra e ao conteúdo das citações, diretas ou indiretas.
  17. Todo trabalho submetido para publicação online deverá vir acompanhado de uma declaração do seu autor, ou de um responsável quando for o caso de coautoria, contendo autorização para publicação, declaração de originalidade e de concessão dos direitos autorais.
  18. A revista não aceita plágio ou autoplágio.
  19. O material para publicação na Revista deverá ser encaminhado via e-mail, em anexo, para o seguinte endereço: saberacademico@outlook.com. Em arquivo separado deverá ser anexada a autorização para publicação.

 

 

 

Exemplos de referências:

Livro no todo
NUNES, R. L.; VIOTTO FILHO, I. A. T. A atividade do jogo e suas implicações para o desenvolvimento da consciência da criança na escola. Curitiba: CRV, 2016.


Artigos de revista

NASCIMENTO, C. P. A organização de pesquisas em psicologia e educação na teoria histórico-cultural: o ensino e a formação do pensamento teórico. CONPE. Maringá, 2011. Disponível em <indicar o site>. Acesso em: indicar a data.

Teses, dissertações e monografias

NASCIMENTO, C. P. A atividade pedagógica da Educação Física: a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal. 2014. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

Observação: Outras questões sobre formatações não contempladas nestas orientações devem atender às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em vigência.


Exemplo:

Presidente Prudente, __ de _____de _____.
Ao Conselho Editorial.
Eu, ......................................., autorizo a publicação do texto (citar o título) na revista eletrônica Saber Acadêmico, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação e que os direitos autorais sobre ela não foram anteriormente cedidos a outra pessoa, física ou jurídica. Declaro que transfiro a revista Saber Acadêmico o direito de publicação online, não podendo reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto, qualquer remuneração ou indenização, a que título seja, pela publicação online. Assim sendo, firmo que a presente declaração é expressão absoluta da verdade e que me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais coautores, pelo material apresentado.

Nome: (completo)
CPF ou RG: (indicar o CPF ou o RG)
Endereço: (citar por completo, inclusive telefone)
E-mail: (citar o do responsável quando se tratar de mais de autor)

 

 

EDITORIAL

Saber Acadêmico: Revista Multidisciplinar da FAPEPE

É com muito entusiasmo que a Revista Multidisciplinar Saber Acadêmico publica trabalhos voltados para diversas áreas do coconhecimento.

     Ressaltamos que essa interface de áreas caracteriza a multidisciplinaridade da revista e constitui um espaço para um debate amplo de ideias. Além disso, permite integrar pesquisadores, valoriza a diversidade e estreita relações entre segmentos diversos da esfera acadêmica.

     Nesse sentido, acreditamos que o diálogo entre os diferentes saberes contribui para marcar os vários elementos que caracterizam os problemas, as situações e os olhares em uma perspectiva científica.

    


Prof. Dra. Marta Aparecida Broietti Henrique
Coordenador e Editor da revista Saber Acadêmico.

 

CONTATO

saberacademico@outlook.com