Presidente Prudente: Kit de Molas auxilia alunos de Engenharia

Data: 11/06/2018 | 0 Comentário

Para finalizar os conteúdos da Disciplina de Estática das Estruturas no 7º Semestre de Engenharia, a professora Gilnete Leite dos Santos trabalhou com os alunos de maneira qualitativa e lúdica utilizando o Kit de Molas, com o objetivo de propiciar aos discentes uma visão mais realista dos fenômenos físicos ligados à reações e movimentos das estruturas nas edificações.

De acordo com a docente, o modelo simula o real comportamento das estruturas de edificações quando sujeitas à carregamentos e solicitações de esforços. Esse modelo demonstra os fenômenos físicos ligados à estruturas reais como treliças, pórticos, lajes e vigas. É um conjunto composto por esferas, molas, placas, fios e imãs que servem para simular sistemas estruturais reais permitindo que os alunos aprendam o conteúdo de estruturas físicas com outra perspectiva de ensino.

A professora Gilnete ainda explica que, teoricamente, só é possível fazer a análise dessas estruturas por meio de cálculos e gráficos e que o modelo molas propiciou aos alunos a oportunidade de ter uma visão real desses dos fenômenos e compreender como os esforços de tração, compressão, flexão e momento fletor atuam nas estruturas e como calcular os mesmos de forma divertida.