Presidente Prudente: Trabalho de Iniciação Científica de Engenharia Civil chega a etapa de testes

Data: 23/05/2018 | 0 Comentário

O aluno do 5º semestre do curso de Engenharia Civil, Felipe Felisberto de Moura Rodrigues, orientado pela Prof. Gilnete Leite dos Santos, iniciou em agosto de 2017 um estudo para aplicação de materiais alternativos nos compósitos à base de cimento Portland.

De acordo com o aluno Felipe, o trabalho tem o objetivo de estudar as propriedades de concretos convencionais com resíduos poliméricos sólidos em substituição total ou parcial dos agregados do concreto. Para tanto, utiliza materiais de plástico (garrafas, copos, sacolas, etc) que são recolhidos pelas cooperativas de reciclagem, e depois de triturados geram parte da matéria prima para a pesquisa (PEAD - Polietileno de Alta Densidade).

A orientadora da pesquisa, Prof. Gilnete, ressaltou que num primeiro momento foram feitos estudos para a escolha e aplicação dos materiais alternativos. Posteriormente, foram realizados os primeiros ensaios no Laboratório de Materiais da Construção Civil, em novembro, no intuito de produzir concreto a partir de corpos de provas confeccionados com a adição de nylon (poliamida 6.6.) em substituição parcial da brita 19mm e, agora, nesta etapa, os ensaios buscam substituir a brita pelo PEAD, ou seja, pelo material triturado. A docente ainda reforça que a adição deste polímero no concreto busca melhorar propriedades concreto como o isolamento térmico e acústico, bem como, a diminuição da massa específica da mistura, ou seja, proporcionando até 30% de redução do peso da estrutura, finaliza.