CURSOS




Engenharia Civil

Graduação: Bacharelado



10 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


4027 Horas

Prof. Ms Gilnete Leite dos Santos ()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais, portos, etc. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação.

Mercado de Trabalho

O mercado para o engenheiro está aquecido em todo o País, e a expectativa é melhorar ainda mais nos próximos anos, já que teremos dois grandes eventos no0 Brasil: a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016. A construção civil é o setor que mais absorve este bacharel. O aquecimento do mercado imobiliário nos últimos anos segue influenciando a grande procura por este engenheiro. Escritórios de arquitetura também costumam contratar o profissional para atuar no planejamento de projetos.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

Matemática, física, estatística, desenho e lógica são o forte do currículo. Portanto, prepare-se para exercitar suas habilidades em cálculo. Há atividades em laboratório e matérias das áreas de administração e economia que ensinam técnicas e métodos de gerenciamento de projetos e equipes. Nos três anos finais, você cursa disciplinas mais ligadas às áreas de especialização escolhidas: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotecnia. Para obter o diploma, o estágio é obrigatório, assim como um trabalho de conclusão de curso.

Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da UNIESP, realizamos treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular
Portaria de Autorização do Curso
PPC - Engenharia Civil

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Adriana Segato Cavalheri
Berta Lúcia Tagliari Feba
Camila Gonçalves Costa
Gilnete Leite dos Santos
João Paulo Morselli
Luiz Eduardo de Castro Silva
Magno Vieira
Murilo Mendes de Angelo
Otávio Nogueira Aguiar
Rafhaella Raposo Palmieri
Renam Serraglio Quaglio
Renan Dantas Vichete
Renata Cristina Faustino
Rodolfo Durante Serraglio Santos
Tiago Souza Monteiro de Andrade
Valério Zago Marassi
-