Lançamento dos Anais do IV° Colóquio dos Núcleos de Pesquisas: um marco nas pesquisas realizadas na UNIESP

A publicação dos Anais do IVº Colóquio do Centro e dos Núcleos de Pesquisas da UNIESP é marco na história da Instituição. Em apenas dois anos de criação do Núcleo de Pesquisas em Ciências  Ambientais, foram realizados 4 (quatro) Colóquios, artigos, vídeos e até uma apresentação externa de seus componentes na Universidade Mackenzie.

A Coordenação Geral dos Núcleos de Pesquisas da UNIESP está a cargo do Professor Pós-Doutor João Adalberto Campato Jr e o Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais é composto por Professores Mestres exatamente nessa área, titulados pela Universidade Brasil com bolsas de estudos integrais concedidas pela UNIESP por meio do excepcional Programa de Apoio à Titulação Docente - o PTDO , um investimento da Instituição em seu capital humano mais valioso - seu corpo docente - o que não é comum em Instituições de Ensino Superior Privadas. O PTDO, ao titular seus docentes, tem como exigência uma contrapartida que consiste apenas na permanência deles por um período após a titulação e aquilo que é natural a um Mestre ou a um Doutor: produção! Publicações frutos de pesquisas, apresentação de trabalhos etc são alguns exemplos dessa produção.

No início de 2022, o Professor Campato, que também é Professor no Curso de Mestrado da Universidade Brasil e editor-chefe de todas as Revistas UNIESP, e a Profa. Rosa Beloto, então Diretora de Pesquisas, Extensão e Publicações - DIPEX da UNIESP, tendo em vista não apenas oferecer os melhores meios de realização de contrapartida exigida pelo PTDO, mas também de promover pesquisas, convidaram os docentes titulados com bolsas do PTDO UNIESP para que fizessem parte do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais; eles aceitaram e, nesses dois anos, mostraram produção de excelência da qual  os Colóquios são ótimos exemplos. Daí o de número 4 ser um marco!

Os Anais do IVº Colóquio, que aqui apresento com muito orgulho, apresenta resumos relacionados ao tema do encontro: IMPACTOS AMBIENTAIS E SAÚDE MENTAL, exposto pela Profa. Dra. Tânia Novaretti, debatido pelos convidados especiais - a  Profa. Dra. Ieda Maria Munhoz Benedetti e o Prof. Me. Murilo Mendes de Ângelo - e pelos Professores Mestres que são pesquisadores do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais - Prof. Me. Ricardo Bioni e Profa. Ma. Rosana Torrano. Os demais pesquisadores colaboraram na organização do evento.

Os Anais poderão ser acessados pelo endereço: https://publicacoes.uniesp.edu.br/index.php/13/article/view/160/139

Como citado, estou orgulhosa com o que foi realizado nesses dois anos de sucesso na produção docente dos Professores Mestres titulados via PTDO UNIESP. A eles, minha admiração e gratidão. E gratidão muito especial aos meus pares nas Publicações UNIESP até o momento: Prof. Pós-Doutor João Adalberto Campato Jr e Prof. Mestre Edílson Teles Jr.

À Profa. Cláudia Pereira, gratidão pela apoio e confiança em nosso trabalho!

Profa. Rosa Beloto