Docente da Faculdade de Guarulhos toma posse como Diretor Executivo da Academia de Ciências do Estado de São Paulo - ACIESP!

No dia 14 de setembro de 2023, no auditório da  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, foi realizada a cerimônia de posse da nova Diretoria da Academia de Ciências do Estado de São Paulo - ACIESP, eleita para o triênio 2023-2026. Na solenidade, também foram diplomados os novos membros titulares e membros afiliados da Academia.

O encontro contou com a presença de diversas autoridades, incluindo, na mesa de honra, Vahan Agopyan, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo; Marco Antonio Zago, Presidente da FAPESP; Helena Nader, Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC); Vanderlan Bolzani, Presidente da ACIESP (2019-2023); e Adriano D. Andricopulo, novo presidente da ACIESP (2023-2026). (Veja mais informações sobre a cerimônia em: https://aciesp.org.br/?mailpoet_router&endpoint=view_in_browser&action=view&data=WzgsIjg3MmQxMDA4NGE2MCIsMCwwLDAsMV0 )

Vale destacar que, na cerimônia, tomou posse como o mais jovem Diretor Executivo da ACIESP o Professor Dr. Josué de Moraes, docente da Faculdade de Guarulhos da UNIESP há vários anos.

Sanitarista, Bioquímico e Matemático, o Dr. Josué de Moraes é Mestre e Doutor pela da Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado no Instituto Butantan e Tropical and Public Health Institute (Suíça), é Full Member of The Scientific Research Honor Society - Sigma Xi.Vencedor do Prêmio Tese Destaque USP, Prêmio CAPES de Tese, Prêmio Vale-CAPES e Prêmio Jovem Cientista.Em 2020, 2021 e, em 2022, foi incluído na lista dos 2 cientistas mais destacados do mundo, segundo levantamento publicado pela Stanford University (EUA). É Líder/Fundador do Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas(NPDN) e Editor Acadêmico dos periódicos PLoS ONE, Current Topics in Medicinal Chemistry, Frontiers in Parasitology e Frontiers in Medicine. Sua vasta produção e atividades importantes que realiza, podem ser conhecidas em seu Currículo Lattes.

Na UNIESP - Faculdade de Guarulhos, o Dr. Josué, em 2017, foi um dos membros da comissão de avaliação e  de seleção de pesquisas que deram início ao Programa de Pesquisas e de Iniciação Científica - PROPIC UNIESP, em que 86 propostas de pesquisas foram inscritas.  Também coordenou a pesquisa Avaliação da atividade antiparasitária de extratos vegetais, realizada pelos alunos dos Cursos de Odontologia, Enfermagem e Farmácia da Faculdade de Guarulhos em conjunto com os alunos da USP, todos alunos do Prof. Josué.

Recentemente, o Dr. Josué participou do IIIº Colóquio do Centro e dos Núcleos de Pesquisas UNIESP como debatedor principal do tema "Saúde Única" (veja em https://www.youtube.com/watch?v=9ICU8UjAWmQ ).

Todos da UNIESP desejam que o jovem e talentoso Dr. Josué de Moraes continue obtendo muito sucesso em tudo que realiza. Parabéns pela mais nova conquista! É uma honra tê-lo entre nós!

Por Profa. Rosa Beloto