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Docentes de todas as IES UNIESP: A Chamada de Artigos da Revista FAG SAÚDE FOI PRORROGADA

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Docentes de todas as IES UNIESP:

A Chamada de Artigos da "Revista FAG SAÚDE"

FOI PRORROGADA

"REVISTA FAG SAÚDE"

CHAMADA DE ARTIGOS

A "Revista FAG SAÚDE" abre chamada de artigos científicos para a publicação de seu segundo número , em que se pretende reunir artigos de diversos campos disciplinares que tenham como centro de reflexão a saúde humana à luz de um recorte histórico ou atual. Serão bem-vindos artigos que estabeleçam uma interlocução entre Saúde e Artes, entre Saúde e Educação, entre Saúde e aspectos jurídicos, entre Saúde e sociedade, entre outras abordagens possíveis. De igual maneira, serão bem-vindos artigos que reflitam sobre o conceito de Saúde Única.

Os artigos devem ser enviados ao Diretor da Faculdade de Guarulhos, Professor Dr. Fábio Ribeiro da Silva, pelo e-mail fabio.ribeiro@uniesp.edu.br, e/ou ao editor-chefe, Prof. Dr. Josué de Moraes, pelo e-mail josue.dmoraes@uniesp.edu.br até 20 de abril de  2024.

A"Revista FAG SAÚDE" constitui uma publicação acadêmico-científica da FACULDADE DE GUARULHOS - FAG - do Grupo Educacional UNIESP S.A., eletrônica e de periodicidade semestral. 

Trata-se de uma revista que publica, após aprovação de pareceristas, artigos, entrevistas, resenhas de pesquisadores brasileiros e do exterior. Os artigos poderão ser redigidos em português, em inglês, em espanhol e em francês. Ao remeter o artigo à Revista FACIG SAÚDE, o autor cede, de forma automática, seus direitos autorais ao periódico. 

"Revista FAG SAÚDE" segue, em suas linhas fundamentais, a Política Editorial para Periódicos Científicos da UNIESP S.A. 

O exame dos artigos submetidos à "FAG SAÚDE" é realizado às cegas por meio do sistema Double BlindPeerReview. Isso equivale a afirmar que da mesma maneira que os pareceristas não sabem quem é o autor do artigo, este não sabe quem são os pareceristas que avaliarão seu trabalho. 

São considerados avaliadores os consultores externos ad hoc e, no caso de máxima necessidade, os integrantes do Conselho Editorial. Os avaliadores deverão ser portadores do título mínimo de mestre e farão o trabalho voluntariamente.

Os artigos enviados devem ser originais, não tendo sido publicados ou submetidos em outro periódico.

O procedimento adotado para aceitação definitiva do artigo será o seguinte:

  1. Para efeito de submissão, os artigos devem ser propostos em arquivo doc. ou docx. (word)
  2. Os textos devem ser digitados em Fonte Times New Roman, no tamanho 12 e respeitando o espaço 1,5.
  3. Para citação:
  • De até três linhas:  entre aspas no corpo do parágrafo, indicando, entre parênteses, nome do autor, ano da obra e número da página, abreviada por “p”.
  • De quatro ou mais linhas: citar em destaque, por meio de parágrafo próprio, valendo-se de espaço simples, com letra fonte 10 e margem de 3 cm, indicando, entre parênteses, nome do autor, ano da obra e número da página. Não se usam aspas.

Os artigos submetidos deverão ter, no mínimo, 10 páginas e, no máximo, 20 páginas nos moldes acima especificados. As resenhas, no máximo, terão de se desenvolver em até 5 páginas. As entrevistas não poderão ultrapassar as 10 páginas.

A apresentação dosartigos deve respeitar a seguinte ordem:

  1. a) Título do trabalho em caixa alta, centralizado e negrito;
  2. b) Resumo (não excedendo 400 palavras) e até 4 palavras-chave representativas do conteúdo do trabalho, separadas entre si por ponto. Apresenta texto justificado e sem recuo de parágrafo. O título “Resumo” é escrito em caixa alta, centralizado e negrito.
  3. c) Abstract (não excedendo 400 palavras) e keywords com até 4 palavras separadas por ponto. Apresenta texto justificado e sem recuo de parágrafo. O título “Abstract” é escrito com caixa alta e centralizado.
  4. c) Texto do artigo.
  5. d) Referências.

São sugeridos dois modelos de composição com as respectivas seções, com base nos quais se poderão realizar as oportunas adequações.

Abaixo segue um modelo para artigo empírico/experimental

1.INTRODUÇÃO (Contextualização do problema, justificativa do estudo, objetivos, revisão da literatura)

2.METODOLOGIA

3.ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

5.CONCLUSÃO

Já com respeito a artigos teóricos e de revisão bibliográfica, sugere-se a seguinte composição:

1.INTRODUÇÃO

2.DESENVOLVIMENTO

3.CONCLUSÕES

Na introdução, situa-se o tema do artigo e contextualiza-se o problema com base no qual será feita a argumentação, sempre se destacando a relevância da discussão. Apresenta-se, sinteticamente, a revisão bibliográfica e a metodologia. Explicitam-se os objetivos gerais e específicos.

O desenvolvimento, por exemplo, pode ser composto de dois ou três capítulos denominados de acordo com a evolução temática do exame. Em geral, o primeiro tópico da seção desenvolvimento é recoberta pela fundamentação teórica de ordem mais geral.

IMAGENS

  1. As imagens dos artigos devem ser enviadas em jpeg, em alta resolução (300 dpi) e separadamente dos textos verbais.
  2. Os autores indicarão as fontes completas de cada figura. 

REFERÊNCIAS

As referências seguirão a norma da NBR 6023 da ABNT, localizando-se no final do artigo, em devida ordem alfabética. Se decidido pelo editor e conselho editorial da revista, pode ser seguida a norma Vancouver.

IDIOMA

A "Revista FAG SAÚDE" aceita submissão de artigos em língua portuguesa, em língua inglesa, em língua francesa e em língua espanhola como já citado.

RESPONSABILIDADE PELOS CONTEÚDOS PUBLICADOS

Os conteúdos submetidos e publicados na "Revista FAG SAÚDE" são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores declarados, ainda que seja reservado ao Editor do periódico o eventual direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas de publicação exigidas pelas revistas.

Para efeito de avaliação às cegas, os artigos devem ser enviados em 2 arquivos: um contendo o artigo completo, sem o nome do autor; o outro contendo nome do autor, sua filiação acadêmica e título do artigo.

PROCESSO EDITORIAL

O fluxo editorial por que passam os artigos enviados à "Revista FAG SAÚDE" consta das seguintes etapas:

  1. Submissão do artigo a ser publicado;
  2. Verificação da adequação da submissão em relação à temática e às normas da revista (Desk Review), podendo o artigo ser aceito ou recusado. Tal verificação inicial é tarefa do editor da revista
  1. Análise e emissão de parecer sobre o conteúdo e o mérito científico do artigo por especialistas da área. Parecer emitido por, no mínimo. dois consultores, “ad hoc”. Não sendo os pareceres conclusivos ou sendo divergentes, o artigo será destinado a novo parecerista para desempate. Na impossibilidade de manifestação de terceiro parecerista, a aceitação final é de responsabilidade do Editor.
  2. Validação pelo conselho editorial para publicação da obra;

No que concerne à avaliação dos artigos submetidos, há que considerar quatro resultados possíveis:

  • Aprovado para publicação sem modificações;
  • Aprovado para publicação desde que sejam realizadas modificações;
  • Reprovado

Declaração de Direito Autoral

Os autores que terão os textos publicados pela "Revista FAG SAÚDE" cedem automaticamente os direitos autorais de publicação do artigo para a revista, que, por sua vez, seguem a política de livre acesso ao conteúdo.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Os casos não contemplados na presente chamada serão resolvidos devidamente pela editora e pelo Conselho Editorial da Revista.

 

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