MENSAGEM AOS ALUNOS QUE REALIZARÃO O ENADE 2022

0 Comentário

Prezado(a) aluno(a):

No próximo domingo, dia 27 de novembro de 2022, às 13 horas, você realizará uma das provas mais importantes de sua vida pessoal e profissional: o EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE, o ENADE. A realização do ENADE é condição para que receba seu diploma de graduação, o resultado de seu desempenho nele  o acompanhará para o resto de sua vida e, como muitas empresas importantes e que oferecem excelentes vagas de emprego no mercado de trabalho têm observado esse resultado na contratação de seus colaboradores, ele poderá ser fator determinante em seu sucesso profissional. No exame, são avaliadas as competências e as habilidades que você adquiriu em seu processo de formação no curso de Graduação realizado e o resultado satisfatório – conceitos de 3 a 5 mostrará que você tem o perfil do egresso que o(a) torna apto(a) a exercer a tua tão sonhada profissão.

O ENADE é o mais importante instrumento de avaliação do ensino superior do país, pois seu resultado faz parte do cômputo de conceitos de outros instrumentos. Diferentemente do resultado do estudante, as avaliações de Cursos e de Instituições de Ensino Superior podem mudar de um ciclo (período) para outro.

Você está muito bem preparado(a) para o exame e tem tudo para ter um resultado satisfatório. Como educadora há mais de 45 anos, além de desejar uma excelente prova, venho aqui dar algumas sugestões importantes e que podem fazer a diferença em seu desempenho:

1) Verifique com certeza o local em que você realizará o exame;
2) Calcule como e quanto tempo você levará para chegar até o local e acrescente mais uma hora, pois é o tempo que deverá chegar com antecedência (uma hora antes). Não queremos ver você no telejornal chorando porque chegou atrasado e os portões já estavam fechados. Nem tentando pular o muro, ou tentando passar por baixo do portão. Brincadeiras à parte, chegue antes para tomar uma água, ir ao banheiro, se aconchegar na carteira em que fará o exame;
3) Descanse na véspera, alimente-se bem,inclusive no dia da prova;
4) Faça a prova com calma, leia bem cada questão, não deixe de respondê-las, use todo o tempo disponível, faça o seu melhor,lembrando tudo o que foi dito sobre a importância dessa prova.

Não se esqueça de que, além de sua família, seus professores, seu coordenador, seu diretor, seus colegas, todos estão torcendo para que seja bem sucedido(a) no ENADE. Certamente, haverá alguém da Faculdade na porta do local do exame para mostrar que não está sozinho, que está bem preparado(a) e que se sairá vitorioso(a).

Então, só resta desejar excelente ENADE a você!

UNIESP

Profa. Rosa Beloto