Publicações

Atenção! Está aberta a Primeira Chamada para Artigos, Resenhas, Ensaios e Entrevistas da REVISTA INTERFACES 2023/1

0 Comentário


Compartilhe

               

A editora-chefe e o Conselho Editorial da Revista Interfaces já iniciaram a preparação para edição do primeiro semestre de 2023. O período para submissão de trabalhos é de 25 /11/2022 a 17/03/2023.

 

A INTERFACES: ensino, pesquisa e extensão é uma revista da Faculdade de Suzano, que publica artigos inéditos de autores brasileiros resultantes de estudos teóricos, pesquisas e reflexões sobre práticas concretas (relato de experiências). São publicadas experiências de ação acadêmica das diferentes áreas e campos que com elas dialoguem sob a forma de artigos, resenhas e ensaios.

  1. Os textos deverão ser entregues em Arial 12, espaçamento entrelinhas 1,5. Deve-se utilizar tamanho A4 (210 x 297 mm) com margens (inferior, lateral direita) 2,0 cm; superior e lateral esquerda com 3,0 cm; parágrafo 1.25 cm.Os artigos submetidos deverão ter, no mínimo, 8 páginas e, no máximo, 20 páginas nos moldes abaixo especificados. As resenhas, no máximo, terão de se desenvolver em até 5 páginas. As entrevistas não poderão ultrapassar as 10 páginas.
  2. 2. O arquivo deverá ser digitado e gravado em world. O trabalho somente será considerado entregue quando do recebimento de resposta do corpo editorial da revista. A resposta de recebimento pela revistase dará até 15 dias após o envio pelos autores. No caso de não recebimento da respos­ta de envio, solicitamos que seja enviado novamente o material.
  3. 3. Os artigos deverão conter, obrigatoriamente: título do trabalho, que deverá ser breve, específi­co e descritivo em caixa alta e negrito; nome(s) completo(s) dos autor(es) e mini currículo(s) do(s) autor(es) e instituições em que trabalha(m), endereço para contato e ORCID que devem aparecer em rodapé,na página de abertura do artigo;referências em ordem alfabética, respeitando-se a norma ABNT. Os artigos deverão conter, além disso, resumo de, no máximo, 300 (trezentas) palavras e 3 a 5 (três a cinco) palavras-chave. Resumo em Língua Estrangeira: Abstract (inglês), Resumé (francês), Resumen (espanhol) e Resumo(Português); Palavras-chave na Língua Estrangeira:Keywords (inglês), Mots-clés (francês), Palabras clave (espanhol) e Palavras-chave (português). O título “Resumo” é escrito em caixa alta, centralizado e negrito.

4.Os elementos de apoio ao texto devem respeitar a seguinte ordem:

4.1.1.Para citação: de até três linhas:  entre aspas no corpo do parágrafo, indicando, entre parênteses, nome do autor, ano da obra e número da página, abreviada por “p”. De quatro ou mais linhas: citar em destaque, por meio de parágrafo próprio, valendo-se de espaço simples, com letra fonte 10 e margem de 3 cm, indicando, entre parênteses,nome do autor, ano da obra e número da página. Não se usam aspas.

4.1.2. Para as notas explicativas:  deverão ser apresentadas no final da página, separadas do texto por um traço de cinco centímetros, colocadas na margem esquerda e a um espaço simples da última linha da página. As notas devem ser digitadas em espaço simples (espacejamento 1,0) e alinhadas, “a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente, sem espaço entre elas e com fonte menor)”. (ABNT, NBR 14724, 2011, p.10)

  1. 5. A organização do trabalho deve respeitar a seguinte ordem:

5.1. Elementos pré-textuais

5.1.1. Título;

5.1.2. Autoria;

5.1.3. Resumo na língua do texto;

5.1.4.Palavras-chave na língua do texto;

5.1.5.Resumo em Língua estrangeira;

5.1.6. Palavras-chave em Língua estrangeira.

5.2. Elementos textuais

5.2.1. Introdução;

5.2.2. Desenvolvimento;

5.2. 3. Considerações Finais.

    5.3. Elementos pós-textuais

5.3.1. Referências;

5.3.2. Glossário;

5.4.3. Apêndice(s);

5.4.4. Anexos(s).

 

  1. Os trabalhos que contenham imagens de qualquer natureza, como gráficos, tabelas ou ilustrações, deverão ser apresentadas com as respectivas legendas, a citação da fonte e a posição no texto. Na preparação das figuras, deverão ser levadas em conta as dimensões úteis da página da revista. A re­vista reserva-se o direito de reduzir as figuras apresentadas, conservando, sempre que possível, as proporções originais.

 

  1. Sobre o parecer e a publicação: a revistase reserva o direito de apresentar o parecer de acei­tação; aceitação com ressalvas e sugestões de mudanças ou recusa de publicação do trabalho. A resposta com o parecer se dará em até 120 (cento e vinte) dias após o envio de recebimento pela re­vista, não cabendo recursos de revisão por parte dos autores. A publicação de artigos está condi­cionada a dois pareceres de membros do Conselho Editorial ou colaboradores ad hoc. Em caso de divergência, é solicitado um terceiro parecer.

 

  1. Ao enviar à RevistaInterfaces o autor se responsabiliza pela autenticidade do trabalho que deverá ser inédito e sem duplicidade (o trabalho não pode ter sido publicado em outra revista).

 

  1. 9. A aprovação final estará a critério do Conselho Editorial. Será garantido o sigilo dos pareceristas e autores. A RevistaInterfaces: ensino, pesquisa e extensão e seu corpo editorial e a Faculdade de Suzano não se responsabilizam por conceitos ou opiniões emitidas nos textos.

 

  1. Para artigos com autoria múltipla, é necessário informar a ordem de apresentação dos autores, incluindo-os no momento da submissão.

 

11.A Revista Interfaces poderá tanto aceitar, quanto recusar o manuscrito que foi objeto de nova submissão.

  1. 12. Artigos com parecer (i) aprovado sem modificações e (ii) aprovado condicionado a modificações deverão ser enviados em até trinta dias após recepção do parecer ou em outro prazo estipulados pelos editores das revistas.
  2. No processo de submissão dos trabalhos será considerado o número de até dois trabalhos de um mesmo pesquisador.

 

BIBLIOGRAFIA DE APOIO

 

CAMPATO JUNIOR, J. A. Política Editorial Geral para Periódicos Científicos da UNIESP.São Paulo, 2001.

 

Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Avaliação. Relatório do Qualis Periódicos: 2019. Disponível em: http://www.capes.gov.br/ /images/Relatorio_qualis_periodicos_referencia_2019. Acesso em:

Ministérios de Ciências e Tecnologias.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).. Brasília. Diretrizes. Comissão de integridade. 2011, Disponível em: <http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes>. Acesso em:19 ago. 2020.

RODRIGUES, André Figueiredo. Como elaborar artigos. 3ªed. São Paulo: Humanitas, 2020.

 

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Editora UEMG.  Políticaeditorial. Belo Horizonte: EdUEMG, 2018. Disponível em: <http://eduemg.uemg.br/images/politica-editorial.pdf> Acesso em:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Laboratório de periódicos científicos. Indexadores para periódicos científicos: critérios de avaliação. Florianópolis, 2015. Disponível em: <http://eduemg.uemg.br/images/politica-editorial.pdf>. Acesso em:

VOLPATO, G. Ciência: da filosofia à publicação. 6.ed. rev. ampl. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.

 

 

Endereço para submissão: Revista Interfaces

A/C Editora da Revista: marina.fortunato@uniesp.edu.br

 

Atenciosamente,

Editoria da Interfaces