CURSOS



Serviço Social

Graduação: Bacharelado



8 Semestres

ONDE ESTUDAR


INSCREVA-SE
          


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

São o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na sociedade. O assistente social trabalha com a questão da exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Em órgãos públicos, formula projetos e políticas que atendam aos segmentos excluídos da sociedade. Em empresas, realiza campanhas de segurança no trabalho e acompanha funcionários nas questões de saúde, finanças, sociais e familiares. É obrigatória a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social para o exercício da profissão.

Mercado de Trabalho

Têm aumentado as vagas nas capitais. A terceirização de parte dos serviços sociais e de saúde do governo para ONG’s faz crescer a procura por assistentes sociais para gerir e implementar políticas nessas áreas. Mas a maior parte das vagas ainda é no setor público, nos níveis federal, estadual e municipal. Programas governamentais, como o Bolsa Família e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), sempre necessitam repor seus quadros. Nas ONGs, as contratações são realizadas sem a necessidade de concurso público.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

Todo o conteúdo é voltado para que o aluno compreenda e analise a realidade social numa perspectiva histórica, crítica e propositiva. O principal objetivo do curso é formar um profissional capaz de criar e implementar programas cuja finalidade seja a transformação social. Para isso, a grade curricular inclui sociologia, teoria política, filosofia e economia, além de conteúdos vinculados à formação da sociedade brasileira, como políticas e movimentos sociais, trabalho e sociabilidade, relações de gênero, étnicas e raciais. Desde o início, o estudante realiza trabalhos de campo em comunidades e em diversos espaços institucionais e sociais, como sindicatos, escolas, creches, ONGs e cooperativas. O estágio supervisionado é obrigatório.

Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado
   Instituto Educacional de Assis - IEDA Assis SP
   Faculdade de Birigui - FABI Birigui SP
   Faculdade de Boituva Boituva SP
   Faculdade de Frutal Frutal MG
   Faculdade Faisa - FAISA Ilha Solteira SP
   Faculdade de Mirandópolis Mirandópolis SP
   Faculdade Monte Alto - FMA Monte Alto SP
   Faculdade de Nova Esperança Nova Esperança PR
   Centro Universitário de Presidente Prudente - FAPEPE Presidente Prudente SP
   Faculdade de Presidente Venceslau - FAPREV Presidente Venceslau SP
   Faculdade de Duque de Caxias Rio de Janeiro - Duque de Caxias RJ
   Centro Universitário do Rio de Janeiro Rio de Janeiro - Campo Grande RJ
   Faculdade de Salvador Salvador BA
   Faculdade de Santo André Santo André SP
   Faculdade de São Caetano - Tijucussu São Caetano do Sul SP
   Faculdade de São Paulo São Paulo - Capital - Centro Velho SP