CURSOS



Engenharia de Controle e Automação

Graduação: Bacharelado



10 Semestres

ONDE ESTUDAR


INSCREVA-SE
          


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

Formar um profissional com foco no humano e no social com sólida formação científica e tecnológica, objetivando que os conhecimentos, habilidades e competências desenvolvidas no curso lhe possibilitem a análise, projeto, instalação, operação e manutenção de todo um sistema ou processo produtivo, de forma automatizada obedecendo a uma programação, controle e supervisão integrados.

 Formar um profissional habilitado a aplicar métodos científicos à análise e solução de problemas de engenharia, especificamente os relacionados aos processos automatizados e a automatização de sistemas, bem como desenvolver o pensamento criativo e empreendedor com facilidade de atuar e gerenciar equipes multidisciplinares com ética e respeito pelo humano, utilizando a informática como ferramenta usual e rotineira.

Para atingir estes objetivos pretende-se:

  • Desenvolver o pensamento criador, crítico e empreendedor;
  • Desenvolver habilidades para o uso da informática como ferramenta usual e rotineira;
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em equipes multidisciplinares;
  • Capacitar o educando a identificar, formular e resolver problemas de engenharia, considerando as questões de viabilidade técnica e econômica e os impactos ambientais;
  • Capacitar o estudante a utilizar a tecnologia atual e a absorver e gerar novas tecnologias;
  • Preparar o futuro profissional nas tarefas que lhe permitam planejar, organizar, desenvolver e controlar sistemas de acordo com as exigências necessidades da região, atento as legislações do país e as exigências do mercado mundial e,
  • Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional.

 
Mercado de Trabalho

Atualmente, toda indústria tem algum índice de automação, desde os sistemas mais simples até os mais elaborados. Além disso, o atual momento econômico do País impulsiona os investimentos, e as indústrias estão trabalhando a todo o vapor, demandando mais profissionais. Como acontece nas demais engenharias, o melhor caminho para entrar numa grande indústria é o estágio.


Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

Como em todas as engenharias, nos dois primeiros anos o forte são as aulas de matemática, física, química e muita informática. Nesse curso, o aluno também estuda, no início, lógica digital, efeitos sociais da automação e sistemas processadores e periféricos. A partir do terceiro ano, misturam-se as disciplinas de Engenharia Mecânica, Eletrônica e Computação. Também há disciplinas integrativas, entre elas projetos de máquinas e integração da manufatura por computador. Nas atividades em laboratório, o aluno aprende a desenvolver, projetar, analisar e controlar máquinas operadas eletronicamente. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso.

 

Ato Legal de Autorização 

 Engenharia de Controle e Automação (Portaria de abertura n° 1098, de 18 de dezembro de 2008, publicada no D.O.U em 19 de dezembro de 2008)

 

Portarias de Reconhecimento

Engenharia de Controle e Automação (Portaria de reconhecimento n° 64, de 28 de janeiro de 2015, publicada no D.O.U em 30 de janeiro de 2015)

Atividades Complementares: 200 horas

Estágio Supervisionado: 200 horas

Trabalho de Conclusão de Curso: 40 horas

Projeto Integrador: 120 horas

 

Coordenador do Curso

Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Santa Cecília. Coordenador e Professor para o curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade de Santa Bárbara D´Oeste.

http://lattes.cnpq.br/3040139513468355

Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado
   Faculdade de Jacareí Jacareí SP
   Faculdade de Santa Barbara do Oeste Santa Bárbara d`Oeste SP