CURSOS




Pedagogia

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial


Manhã | Tarde | Noite


3440 Horas

Cristiano Silva Faustino ()

INSCREVA-SE           


Descrição

A Faculdade de Teodoro Sampaio tem como objetivo formar o pedagogo que atue na comunidade, nas escolas (tanto públicas quanto particulares) da Educação Infantil ao Ensino Médio nas áreas de magistério e gestão escolar.

Todo o seu currículo foi pensado e discutido para proporcionar ao formando condições de apresentar-se, profissionalmente, diante da sociedade atual e da comunidade acadêmica com desenvoltura e eficiência.

Isso se dá através da introdução do discente às matérias sociológicas, tecnológicas, de iniciação científica e extensão e buscará habilitar profissionais cada vez mais completos em termos de cidadania e profissionalismo.

Hoje, tem-se certeza de que, de fato, com a "intelectualização" do processo produtivo, o pedagogo não pode mais estar somente ligado à sala de aula. São solicitadas novas habilidades; maior habilidade de abstração; de atenção, um comportamento profissional mais flexível. Para tanto, repõe-se a necessidade de formação geral, o que implica a reavaliação dos processos de aprendizagem, a familiarização com os meios de comunicação e da informação; o desenvolvimento de competências comunicativas; o desenvolvimento de capacidades criativas para análises de situações novas e modificáveis, assim como o desenvolvimento de capacidades de pensar e agir com horizontes mais amplos.

As transformações na educação decorrem de necessidades e exigências geradas pela reorganização produtiva e pela competitividade no âmbito das instituições atuais e futuras. A humanidade encontra-se diante de novas realidades em relação ao conhecimento e a sua transformação.

A filosofia do curso de Pedagogia é consoante à ideia de que as situações vividas pelo homem interferem na construção do seu ser. A sua base filosófica prende-se ao homem e a sua interpretação do contexto educacional/vital. O homem interpreta o mundo conforme o seu ser, sua cultura e sua história. Assim, este curso proporciona vivências de situações formais e não-formais em educação para interferir na formação do ser humano e, consequentemente, na sociedade. Os projetos interdisciplinares relacionados às atividades realizadas em sala de aula e extraclasse desenvolvem o discente como cocriador do processo formativo.

Pretende-se levar o corpo discente a perceber e interpretar tanto os fenômenos sociais, culturais, emocionais, educacionais e econômicos quanto as suas relações e resultados, visando à formação do pedagogo.

Pedagogo este que precisa ter a visão do mundo hodierno e do mundo futuro. Pensando o homem como ser democrático, liberto e coerente, tem como missão formar o aluno para a sociedade como cidadão crítico, reflexivo, criativo e inovador. Em vista disso, o curso organiza-se visando ao desenvolvimento pedagógico da região, ao respeito ao homem no seu meio cultural, à sua ética e às suas relações.

A formação do pedagogo envolve as variadas modalidades da prática educativa na organização dos sistemas, unidades e projetos educacionais e a produção e difusão do conhecimento em diversas áreas. Deste modo, apresentam um crescimento e uma complexidade cada vez maiores. Quer sejam formais, quer não-formais, estão presentes em todos os segmentos sociais, como consequência de relações na vida familiar, na escola, nos grupos de trabalho e na vivência humana.

Em sua concepção, o curso, considera a aprendizagem em uma perspectiva cognitivista e construtivista, que envolve a interação e a atividade do sujeito que constrói o conhecimento. O ensino é visto como um processo que favorece as trocas de experiências e propõe desafios.

O mundo está em constante movimento. A expansão do capitalismo na nova ordem da divisão do trabalho e a sociedade técnico-científico-educacional vai se configurando em uma nova sociedade e, consequentemente, novos indivíduos. As relações sociais são outras; as noções de tempo, de espaço, de nação, dos valores nacionais e da realidade foram alteradas. A velocidade das mudanças é acentuada, embora as permanências não sejam excluídas. É a era do Globalismo.

O curso de Pedagogia, oferecido pela Faculdade de Teodoro Sampaio, é voltado principalmente para atender o mercado profissional. Atua como uma das principais respostas do setor educacional às necessidades e demandas na nova sociedade. Os alunos são preparados para esse novo mercado de trabalho e adquirem conhecimentos sobre educação, embasados em práticas atuais muito mais focalizadas no mercado atual.

A reforma do ensino no Brasil vem refletir as necessidades de mudanças que estão ocorrendo nos mais variados aspectos da realidade brasileira e mundial: econômicos, políticos, sociais e culturais. Transformações essas que repercutem nas várias relações e atividades humanas, inclusive no marketing e no comércio de maneira geral.

Os setores produtores de bens de capital, de prestação de serviços e os ligados à exportação foram os que mais cresceram nos últimos anos no País, demandando profissionais com qualificação diferenciada. As opções de emprego para os formados neste curso, entretanto, se estendem a todas as empresas privadas ou públicas, dos mais diversos setores da atividade econômica, bem como consultorias especializadas, institutos de pesquisa e associações de classe.

Nesse sentido faz-se necessário, nas diversas regiões do país, a existência de cursos superiores que possam atender a demanda regional e nacional. Em nossa região, percebe-se um público potencial para licenciatura na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. 

Com isso, o curso de Pedagogia da Faculdade de Teodoro Sampaio, vem contribuir com o papel de formadora de pensamento e profissionais que poderão ajudar a elevar o nível sociocultural da comunidade atuando nas diversas áreas que incluem o pedagogo.

Informações Gerais


Documento Download

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Cristiano Silva Faustino
João Adalberto Campato Junior
Márcio Magalhães Fontoura
Maycon Amim Vieira
Roseli de Lourdes Gomes