CURSOS




Ciências Biológicas

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


3506 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tem como objetivo básico formar novos professores que atuem no Ensino Fundamental (6º a 9º ano) como docente em Ciências Física e Biológica, e no Ensino Médio (1ª a 3ª série) como docente em Biologia.

O atual mercado de trabalho é extremamente promissor, já que alguns anos atrás houve a perda de interesse pelos jovens pela atividade docente. Para ocupar esse nicho profissional, surge agora mais este curso de graduação da UNIESP de Presidente Prudente.

Em três anos, com um conteúdo programático totalmente de acordo com o proposto pelo MEC e com o Conselho Regional de Biologia, propusemos formar docentes capazes de desenvolver qualquer atividade de aprendizagem neste ramo das ciências naturais. Mais do que um professor atuando na educação básica, os formados pela nossa instituição terão as habilidades necessárias para atuarem como educadores ambientais, em cursinhos pré-vestibulares, em aulas para concursos públicos, além de poderem atuar no desenvolvimento de novos instrumentos de aprendizagem (livros, apostilas, experimentos, guias informativos, etc.).

Nossa instituição conta com laboratórios práticos, nos quais o universitário terá a chance de “por a mão na massa” e efetuar seus próprios experimentos.

A partir do segundo ano, semestralmente o aluno terá a chance de se matricular em disciplinas optativas que melhor lhes interessar, a fim de se aprofundar nos ramos da Biologia com que mais simpatiza. Como exemplos temos as disciplinas Genética Humana, Etologia (comportamento animal), Bioestatística, Botânica Econômica, Plantas Medicinais, Adestramento Animal, Biologia Marinha, Fitopatologia, etc.

Mas o profissional formado em nossa faculdade pode ir ainda mais além. Uma vez formado em nosso curso, o estudante pode seguir carreira acadêmica na pós-graduação, desta forma especializando-se e fazendo Mestrado e Doutorado em qualquer ramo das Ciências Naturais em qualquer parte do País.

Objetivos

O módulo Licenciatura em Ciências Biológicas está voltado para a formação do profissional que queira atuar na área acadêmica atuando nos níveis Fundamental e Médio.

O módulo Bacharelado em Ciências Biológicas está voltado para quem queira escolher uma área de concentração da Biologia para realizar pós-graduação ou atuar em campos de pesquisa ou prática aplicada usando seu conhecimento como por exemplo Zoologia, Botânica, Genética, etc.

O Biólogo poderá atuar em:

1. Laboratórios Clínicos;
2. Aulas no ensino Fundamental e Médio (Licenciatura);
3. Consultorias e perícias nas áreas das Ciências Biológicas;
4. Elabora laudos técnicos sobre impacto ambiental;
5. Biotecnologia na área da Saúde;
6. Divulgação Científica.

Além dos créditos mostrados na grade curricular abaixo o aluno deverá cumprir créditos por:

- Estágio supervisionado de docência: 80 créditos.
- Estágio supervisionado de pesquisa científica: 80 créditos.
- Atividades acadêmico-culturais (eventos, reuniões técnicas, congressos, etc): 80 créditos.

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo