CURSOS




Matemática

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


3466 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

O Curso de Licenciatura em Matemática forma professores licenciados em Matemática aptos a atuar em escolas de Ensino Fundamental e Médio.

Além disso, oferece aos alunos a oportunidade de dar prosseguimento aos seus estudos em nível de pós-graduação em Matemática Pura, Matemática Aplicada, Educação Matemática ou mesmo em outros ramos das Ciências Exatas, como as Engenharias, nas várias Universidades do país.

Perfil Profissional

O licenciado em Matemática formado na Faculdade de Presidente Prudente irá apresentar domínio de conteúdos matemáticos nas áreas de Matemática Aplicada, Computacional e Estatística, que perfazem a estrutura curricular de modo a ter facilidade na transmissão dos conteúdos associados ao ensino fundamental e médio, bem como ter condições para continuar os estudos em pós-graduação.

A coordenadora ressalta que o licenciado em Matemática deve estar em permanente contato com pesquisas e experiências na área de formação, além de realizar permanentemente a dinâmica do ensinar e aprender. “O egresso deve estar disposto a adquirir novas idéias e tecnologias e a integrar vários campos da Matemática, de modo a elaborar modelos, resolver problemas e interpretar dados”, informa.

Mercado de Trabalho

A Matemática é uma ciência multidisciplinar, com amplo campo de atuação.

Gilnete explica que a importância do curso é refletida na composição curricular das escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental e Médio. “Devido à baixa oferta de profissionais nesta área, a inserção no mercado de trabalho é garantida”, revela a coordenadora.

O matemático pode ainda dar continuidade aos estudos, com uma especialização,  mestrado, doutorado ou até mesmo atuar na área da pesquisa em grandes institutos como o INPE, ITA, entre outros, além de atuar em universidades públicas e privadas do país.

Atividades Complementares: 200 horas.

Estágio Supervisionado: 400 horas.

Disciplinas Optativas

O curso de Matemática da FAPEPE, visando à complementação da formação do futuro professor, propõe um conjunto de disciplinas optativas ligada às áreas de Matemática, Computação, Estatística e Matemática Financeira. Estas são oferecidas no 5º e no 6º termos, e os alunos deverão cumprir a carga horária de 40 horas nessas disciplinas Teoria dos Números, Computação Aplicada à Matemática e à Estatística e Matemática Financeira.

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
Portaria nº 576/2017 - 1
Portaria nº 576/2017 - 2
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo