CURSOS




Engenharia Ambiental e Sanitária

Graduação: Bacharelado



10 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


3666 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

É a engenharia voltada para o desenvolvimento econômico sustentável e para o projeto, a construção, a ampliação e a operação de sistemas de água e esgoto. Sua principal função é preservar a qualidade da água, do ar e do solo. Para isso planeja, coordena e administra redes de distribuição de água e estações de tratamento de esgoto, além de supervisionar a coleta e o descarte do lixo. Também avalia o impacto de grandes obras sobre o meio ambiente, para prevenir a poluição de mananciais, rios e represas. Esse profissional é responsável pela prevenção contra a poluição causada por indústrias. Pode, ainda, monitorar o ambiente marinho e costeiro, atuando na prevenção e no controle de erosões em praias.

Mercado de Trabalho

O mercado está bastante aquecido para o engenheiro ambiental. O governo federal começa a investir em obras de saneamento no País, e as empresas que executam os trabalhos têm grande demanda pelo engenheiro ambiental. Além disso, usinas termoelétricas, indústrias de base (química e petroquímica, de mineração, siderurgia e de papel e celulose) e grandes obras de infraestrutura (como, por exemplo, rodovias e ferrovias) buscam cada vez mais o profissional para o controle de poluição e fiscalização de projetos. No setor público, as vagas estão em prefeituras, órgãos do meio ambiente (como o Ibama), e empresas estatais.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

O currículo é multidisciplinar e engloba matérias das áreas de exatas, biológicas e sociais aplicadas. Assim, as aulas de matemática, física, química e estatística alternam-se com as de ecologia, geologia, hidrologia, topografia e hidráulica. A partir do terceiro ano, o aluno aprofunda o estudo de conteúdos profissionalizantes, que incluem o tratamento de resíduos, o cálculo de emissões na atmosfera, hidráulica ambiental e recursos hídricos, a avaliação de impactos ambientais, entre outros. A realização de estágio é obrigatória, assim como a apresentação de um projeto de conclusão de curso, que é desenvolvido nos três últimos períodos da graduação.

Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da UNIESP, realizamos um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

Informações Gerais


Documento Download
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo