Uniesp Ambiental - Not�cias

Núcleo de Educação Ambiental integrará comunidade com o meio ambiente

Data: 30/06/2008

Os Rotarys Clubes de Presidente Prudente, em parceria com a UNIESP, Ministério Público do Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), realizaram em 30 de junho, o lançamento da Pedra Fundamental do Núcleo de Educação Ambiental, localizado ao lado da UNIESP de Presidente Prudente.

Na ocasião, estiveram presentes os governadores do Distrito 4510 do Rotary International 2007/2008, Cleuto José Magnani e 2008/2009, Régis Jorge, o presidente do Rotary Leste e da UNIESP, Fernando Costa, os governadores assistente, Oswaldo Barbosa e Wadir Olivetti Júnior, o vice-presidente do Rotary Leste, Vilcio Caetano de Lima, o secretário do meio ambiente, Fernando Luizari, a integrante da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIESP, Kátia Guímaro, damas rotárias, entre outros membros do Rotary e autoridades locais.

O Núcleo de Educação Ambiental ganhou o nome de “Antônio Zacarias”, expressiva figura política e um dos fundadores do Rotary Club na região. O local irá abrigar pesquisas e tecnologias que integrarão a comunidade com o meio ambiente.

A idealização do núcleo surgiu a partir do projeto piloto de revitalização dos córregos do Cedro e Cedrinho. Prevenir futuros problemas econômicos-sociais que possam afetar a população em decorrência da má conservação ambiental é o objetivo do Núcleo de Educação Ambiental.

De acordo com o secretário do meio ambiente, Fernado Luizari, é necessário melhorar a conduta da sociedade em relação ao meio ambiente. “A partir do momento em que surge um projeto ambiental, abre-se a oportunidade para que se eduque. Acredito que essa sede do Rotary será um núcleo de união, solidariedade e companheirismo”.

Segundo o governador do Distrito 4510 do Rotary International 2007/2008, Cleuto José Magnani, este é um dos grandes projetos do distrito. “Nós precisamos conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e da água. Gerações futuras serão beneficiadas com esta ação”.

O vice-presidente do Rotary Leste, Vilcio Caetano de Lima agradeceu todos os parceiros que acreditaram na criação do projeto. “O Núcleo vem de encontro a uma questão muito importante que é a preservação da vida na Terra. De nada adianta limpar, despoluir e plantar mudas de árvores sem educar a população para que os danos ambientais não voltem a acontecer”.

Fernando Costa, Presidente da UNIESP e do Rotary Leste 2007/2008, relata que o Núcleo será uma escola de educação ambiental agregada ao projeto de manutenção dos córregos do Cedro e Cedrinho.”A questão água é uma das missões do Rotary International e da Fundação Rotária. Vamos recuperar dois mananciais que nascem dentro do projeto e esperamos que a escola ofereça a conscientização necessária aos jovens de Presidente Prudente e região”.

Após o descerramento da placa do Núcleo de Educação Ambiental, todos os presentes assinaram uma carta de compromisso com a Humanidade que será aberta somente em 2108.

Mudas de árvores foram plantadas no local que também abrigará posteriormente um jardim botânico.