Uniesp Ambiental - Not�cias

Gestão de Recursos Hídricos é tema de Monografia na UNIESP Prsidente Prudente

Data: 10/07/2008


Compartilhe

          

Aluna procurou artigos de jornais e realizou pesquisas de campo in loco, além de aplicar questionários junto ao poder público e a sociedade civil.
 
Gestão dos Recursos Hídricos e o Desenvolvimento Urbano no Pontal do Paranapanema: “O Complexo Balneário da Amizade” foi o tema da monografia da aluna do último termo de administração, Eloísa Rodrigues Caetano, apresentado em 1º de julho.
 
Compuseram a banca avaliadora os docentes orientadores do trabalho Roberto Tadeu Miras Ferron, Fernanda Bárcaro e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP de Presidente Prudente, Antônio Cezar Leal.
 
Também estiveram presentes na apresentação os coordenadores dos cursos de Administração e Turismo, Joseney Spréa e Pedro Sérgio Mora Filho, respectivamente.
 
A discente relata que optou por esse tema porque o Balneário da Amizade localizado entre os municípios de Álvares Machado e Presidente Prudente está abandona há 16 anos e consome, segundo a Sabesp, um milhão de litros de água por dia.
 
Eloísa procurou artigos de jornais e realizou pesquisas de campo in loco, além de aplicar questionários junto ao poder público e a sociedade civil. “Pude notar o anseio da população pela resolução do problema”.
 
Após a apresentação da monografia, Dr. Antônio César Leal, convidado para que mediante seu extremo conhecimento na área de gestão ambiental e recursos hídricos, pudesse contribuir na avaliação do trabalho, convidou a aluna Eloísa para dar continuidade aos estudos e realizar o curso de especialização Lato Sensu em Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hídricos na UNESP de Pres. Prudente, com início em 1º de agosto deste ano.
 
Eloísa relata ter ficado extremamente feliz com o convite. “Este é o reconhecimento de todo o meu trabalho e esforço. Aprendi muito na UNIESP, realizei uma iniciação científica orientada pelo docente Edvaldo Sotana, que me forneceu base para o TCC, também fiz a apresentação do meu trabalho no Seminário SETA e divulguei um resumo no site do NUPE. Meu artigo sairá na revista Saber Acadêmico nº 5 e estou preparando uma síntese da minha monografia para ser publicada. Após os quatros anos de graduação avalio a UNIESP como uma excelente faculdade, estou satisfeita com a minha formação e com toda a estrutura que essa instituição de ensino me proporcionou enquanto aluna”.