Uniesp Ambiental - Not�cias

Projeto Cedro comemora dia da responsabilidade social com plantio em área de APP

Data: 26/09/2009

Em 26 de setembro, projeto Cedro e a UNIESP de Presidente Prudente realizarão diversas atividades para comemorar o Dia da Responsabilidade Social – Dia de Fazer a Diferença.

A campanha, que já está na quinta edição é realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Tem como objetivo dar a chance das instituições de ensino superior exporem alguns de seus projetos sociais à comunidade.

Na ocasião, a UNIESP recebeu 30 idosos do “Projeto Idoso Feliz”, mantido pela Secretaria Municipal da Assistência Social e 20 adolescentes do Programa Educação para o Trabalho – Novas Conexões (PET) do Senac Presidente Prudente.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor geral da instituição, Benedito Luiz Franco, que deu boas-vindas aos presentes e distribuiu alguns brindes aos presentes.

Na seqüência, os participantes plantaram mudas de árvores nativas na área de proteção ambiental dos córregos do Cedro e Cedrinho.

D. Thereza Maria dos Santos, de 85 anos, comenta que plantou duas mudas e acha muito importante este tipo de ação. “Trabalhei muito tempo na roça e sei que é necessário cuidar bem da natureza porque é ela que nos dá a vida e o alimento”.

Após o plantio, foi oferecido um café-da-manhã e o grupo dividiu-se em atividades paralelas.

Os jovens participaram do Teatro Lúdico com o tema “Educação: Direito Social e Projeto de Vida, organizado pela coordenadora do curso de Serviço Social, Lucinéia Lucheti, em conjunto com os alunos do curso.

Em seguida, fizeram o curso de Marketing Pessoal, ministrado pela coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE), Carolina Messineti e alunos do curso de Administração.

A aluna do PET, Luana dos Santos Paiva, gostou dos dois cursos oferecidos aos jovens. “As atividades realizadas na UNIESP falaram a língua dos jovens”.

Os idosos fizeram curso de introdução a Internet, no laboratório de informática, ministrado pela docente Ana Luisa Iegas.

Após finalizar esta atividade, seguiram para o auditório onde assistiram palestra do curso de Direito sobre os direitos e deveres do idoso, organizada pela coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica, Arlene Munuera e proferida pelos docentes Nivaldo Fernandes Gualda e Glauco Roberto Moreira.

Para finalizar, a coordenadora do curso de Moda, Caroline dos Santos e as alunas do curso, customizaram roupas e organizaram um desfile com os participantes da melhor idade.

Após o desfile, a integrante do grupo Idoso Feliz relatou que a UNIESP está de parabéns. “Fiquei maravilhada com este evento. Passamos um dia muito especial nesta instituição educacional e pretendo voltar outras vezes. Estas atividades me despertaram o interesse de realizar um curso superior, estou pensando em fazer turismo”, comenta.

O diretor geral da UNIESP de Prudente, Benedito Luiz Franco explica que estas atividades foram apenas uma mostra das ações de responsabilidade social realizadas pela instituição educacional. “Este dia foi muito importante porque integrou alunos e docentes da Faculdade com idosos e adolescentes. Iremos oferecer outros tipos de atividades, tais como aulas de inclusão digital para a melhor idade aos sábados”.

Para a coordenadora do Projeto Idoso Feliz, Márcia Rosas, a participação dos idosos nesta atividade realizada na UNIESP foi muito importante. “Além de passearem, esta ação faz com que o grupo passe a socializar e ingressar na sociedade”.

Segundo a docente do PET, Janaina Comitre Contero, para os jovens do Senac, fazer estas atividades na UNIESP uniu o útil ao agradável. “Além de conhecerem uma instituição de ensino superior, os jovens participaram de atividades culturais e agregaram conhecimentos importantes para o futuro”.