Uniesp Ambiental - Not�cias

Sul-coreanos conhecem projeto Cedro e Cedrinho

Data: 28/05/2012


Compartilhe

          

Os coreanos Hyo-Sup Kim, Duk-Ho Choi, Hyun-Mi Song e Ji-Hoon Lee, integrantes do Group Study Exchange Team (chamado no Brasil de IGE – Intercâmbio de Grupo de Estudos), do Rotary International da Coréia do Sul, estiveram em 25 de maio na Faculdade UNIESP de Presidente Prudente – FAPEPE.
 
Receberam os intercambiários a diretora da IES, Maria Helena de Carvalho e Silva Bueno, o coordenador dos projetos ambientais, Pedro Sérgio Mora Filho, o presidente do Rotary Alvorada, Wadir Olivetti Jr, o vice-presidente do Rotary Leste, Vilcio Caetano de Lima, o tesoureiro do Rotary Alvorada, Plínio Boin, a tradutora do grupo, Mariana Peres, a ex-intercambiária Ana Cristina Messas e os educadores ambientais Odiléia Esquerdo Lopes, Daniel Albuquerque e Evelly Gomes Zambon.
 
Na oportunidade, o grupo conheceu e plantou mudas de árvores nativas no Projeto de Recuperação dos Córregos Cedro e Cedrinho, realizado por meio das parcerias entre o Grupo Educacional UNIESP, o Rotary Club International, a SABESP, o GAEMA – Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente, ligado ao Ministério Público do Estado de São Paulo, e a Prefeitura de Presidente Prudente.
 
Desde 2006, o projeto visa à implantação de mata ciliar na bacia hidrográfica, que deverá implicar no retorno da fauna e flora ao local.
 
Segundo o líder do grupo coreano, Hyo-Sup Kim, esta iniciativa da FAPREV e dos Rotarys é muito interessante. “Não tenho conhecimento de projetos como este na Coreia do Sul”, afirmou.
 
Por intermédio do distrito rotário 4510 do Rotary International, no qual também estão incluídos os Rotary Leste, Centro e Sul de Prudente, eles chegaram ao Brasil no dia 11 deste mês e aqui ficam por mais 30 dias, já que outras cidades paulistas, como Marília e Bauru, por exemplo, também serão visitadas pelo grupo