UNIESP participa do Seminário Marco Zero promovido pela CAPES

0 Comentário

No dia 15 de maio de 2023, das 10 às 18h30min, a UNIESP, representada pela Profa. Mariana Caixeta Viana da Unidade de Brasília/DF, participou do “Seminário Marco Zero” para a apresentação do Programa Emergencial de Solidariedade Acadêmica, publicado no Edital 30/2022,  voltado para Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e com o objetivo de apoiar Projetos de Acolhimento a docentes e a pesquisadores refugiados no Brasil e que tenham interesse em atuar como Professor Visitante no país.

Promovido e realizado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculada ao MEC, o evento explicitou o interesse na formação de recursos humanos de alto nível e em investigação acadêmico-científica em diversas áreas do conhecimento por meio da atuação desses docentes e da troca de experiências bem-sucedidas que eles possam trazer, buscando sempre a excelência por meio dessas ações.

Os resultados obtidos com a publicação do Edital 30/2022 – de sua publicação em junho de 2022 até o evento – também foram apresentados: foram aprovados 24 projetos e disponibilizadas 68 bolsas de pós-graduação, sendo 34 de Professor Visitante no Brasil e mais 34 bolsas de Pós-doutorado. O investimento global previstos é na ordem de 15,9 milhões de reais, sendo mais de 90% do investimento direcionado ao pagamento de bolsas.

A CAPES escolheu a Universidade de Santa Cruz do Sul para expor como ocorreu a experiência de acolhimento de docentes refugiados como professores visitantes, desde o processo seletivo até a atuação desses docentes, e de bolsas de Pós-Doutorado.

Até o momento, a experiência se mostra bem-sucedida, tanto que foi unânime entre os presentes que essa iniciativa não só deve ter continuidade, mas também que a CAPES deve realizar mais investimentos ainda em projetos como esse.

No material anexo, mais informações sobre o evento, inclusive quais foram as atividades nele realizadas e os nomes de seus ilustres convidados.

Em se tratando de refugiados, no primeiro semestre de 2019, a UNIESP deu início ao "Projeto Acolhe Brasil", um desdobramento do "Projeto Acolhida", do Exército Brasileiro, em que refugiados venezuelanos foram acolhidos para receberem moradia, trabalho e outros cuidados especiais, com acompanhamento  e com o compromisso de divulgar aos brasileiros a sua cultura e promover a troca de conhecimentos; nesse aspecto, há semelhança entre o "Projeto Acolhe Brasil" e o "Programa Emergencial de Solidariedade Acadêmica". Quatro famílias foram interiorizadas, somando 21 imigrantes alocados nas Faculdades UNIESP de Assis , de Taquaritinga , de Ribeirão Preto e Centro Paulistano (São Paulo/SP), integrando esses novos moradores à sociedade brasileira, já que o Brasil se tornou sua nova Pátria e seu local de pacificação dos temores de perseguição sofridos até o dia em que aqui chegaram.