Homenagem da UNIESP a um Pelé sobre o qual pouco se comenta...

0 Comentário

Pelé, o “rei do futebol”, o “atleta  do século”, o maior esportista de todos os tempos, eterno. Dispensa apresentações, pois ele é conhecido e considerado o atleta perfeito e aquele que levou o nome do Brasil para todos os cantos do mundo. Além de jogador de futebol, atuou como cantor, ator, embaixador do Brasil em todos os lugares e eventos  em que esteve. Pelé recentemente foi manchete de uma triste notícia: o rei deixou seus súditos . A morte de Pelé  foi lamentada por todas as gerações, que o viram atuar ou não, mas que sabiam seu nome de celebridade e conheciam a sua importância. Desde o dia em que voltou para sua verdadeira casa, as homenagens ao craque não cessaram.

A UNIESP vem fazer a sua homenagem a Pelé, ressaltando seu maior feito, que, na verdade, é daquele que foi responsável pela existência e fama do próprio Pelé: Edson Arantes do Nascimento. Foi ele quem fez Pelé e tudo que ele representa.

Sorte? Milagre? Apadrinhamentos? Não! Trabalho!

A transformação do menino Edson, pobre e franzino, nascido em Três Corações, Minas Gerais, que iniciou a sua carreira como jogador de futebol no Atlético Clube de Bauru e que atingiu seu clímax jogando por quase toda a sua carreira no Santos Futebol Clube, fazendo mil e tantos goles, consagrando-se tricampeão mundial pela Seleção Brasileira e que virou rei, tornando-se Pelé, rico, famoso e célebre graças a muito trabalho.

Nessa transformação de Edson a Pelé, ele foi modelo para crianças e jovens em muitas ocasiões.

Em 1970, ano em que se tornou tricampeão mundial, Edson ingressou no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Metropolitana de Santos e, após 4 anos, se formou, sempre destacando a importância dos estudos na vida de qualquer pessoa. Até da vida dele, que já era rico e famoso, mas que fez questão de receber o registro profissional do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo. Esse foi, sem dúvidas, um dos melhores exemplos dados por Edson aos jovens brasileiros. Estudar para ser profissional, para mudar sua história e sua vida, a vida de sua família e de sua comunidade para melhor.

Como esportista, Pelé foi modelo de vida saudável, sem vícios, fruto de muito treino, ótimo desempenho em campo com muito fôlego, fortaleza e agilidade, atleta! Na seleção brasileira ou no Santos era líder e conselheiro dos jogadores mais jovens, sempre os orientando para que tivessem esse estilo de vida saudável, foco e disciplina para atingir suas metas, seus sonhos. Edson de novo modelo para os jovens.

Em vários momentos, expressou sua fé em Deus, sempre agradecendo a Ele as suas conquistas.

Para a UNIESP S/A, ser modelo a crianças e jovens na valorização e importância dos estudos e do trabalho, na busca da vida saudável, bem longe dos vícios e bem próximo de Deus  foram os maiores feitos de Edson/Pelé. Mais até do que aquele gol de bicicleta de 360 graus que deixou a todos perplexos com sua perfeição.

Esses feitos são o elo de Pelé com tudo que a UNIESP acredita ser prioridade em sua Missão Institucional: a oferta de formação – ensino, pesquisa e extensão - de qualidade a todos, pois não existe evolução efetiva que não passe pela Educação. Como aconteceu com o Professor de Educação Física Edson Arantes do Nascimento, a UNIESP, em seus 25 anos de existência, formou muitos professores de várias áreas do conhecimento, sendo uma das instituições que mais formou professores no país. Por meio de seus Projetos Sociais, possibilita a inclusão de brasileiros das classes populares no ensino superior e, por meio desses mesmos projetos, leva seus educandos a devolverem à sociedade um pouco do muito que já ganharam ao ingressar num Curso de Graduação, o que os leva a aprender a ser ético e solidário.

Foi em 2019 que, na concretização de um dos Projetos mais importantes da Instituição que é sua coirmã, o Projeto Esporte com Educação, a UNIESP teve o privilégio de mostrar o Projeto e conhecer Pelé pessoalmente (veja a galeria de fotografias de Pelé com o Dr. Fernando Costa). Nesse Projeto, em que a Universidade Brasil, dos mesmos mantenedores da UNIESP, fez parcerias com clubes de futebol de São Paulo , Rio de Janeiro, Minas Gerais e até patrocinou a Seleção Brasileira, beneficiando muitos jovens com vulnerabilidade econômica e social com bolsas de estudos, há muito em comum com todos os feitos de que Pelé foi modelo. Veja mais sobre o Projeto Esporte com Educação em:

A homenagem da UNIESP a Edson Arantes do Nascimento, a Pelé e a tudo que ele representa é a gratidão eterna  por ELE ter sido também um EDUCADOR DE EXCELÊNCIA!

Por Rosa Beloto