Fátima do Sul: FAFS promove o I Workshop de Primeiros Socorros

Aconteceu nos dias 4 e 5 de outubro, nas dependências do Campus Desportivo da Faculdade de Fátima do Sul - FAFS, o I Workshop de Primeiros Socorros – Treinamento para Ambiente Escolar, ministrado pela professora esp. Liliane Novaes Dantas e com participação do convidado o terceiro sargento do 10º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Fátima do Sul, Vanderlei Gomes da Silva.

O objetivo do Workshop foi capacitar profissionais das áreas de Pedagogia, Educação Física, Enfermagem e Farmácia, entre outras, quanto a solução rápida em situações que possam vir a acontecer no ambiente escolar, no que diz respeito à atendimento de primeiros socorros até a chegada do socorro especializado.

Os principais temas abordados foram: aspectos legais; compromisso do socorrista, sinais vitais, respiração, pulso, pressão arterial, temperatura, avaliação do lugar do acidente, controle da cena e segurança do local, acionar o socorro (Bombeiros, Samu, Policia Militar), abordagem primária, abordagem secundária, acidente na escola, principais acidentes no âmbito escolar e seu entorno, segurança no âmbito escolar e seu entorno, princípios fundamentais em primeiros socorros e mecanismo do trauma. Primeiros Socorros em Urgência Clínica – Parada respiratória e cardiorrespiratória, obstrução das vias aéreas por corpo estranho, febre, sangramento nasal, convulsão e desmaio. Primeiros Socorros em Acidentes – Ferimentos/Hemorragias, afogamento, queimaduras, intoxicação, choque elétrico e acidente com animais.

O evento teve a participação efetiva de aproximadamente 90 inscritos, todos interessados e motivados em buscar conhecimento. O workshop foi um grande sucesso e com maciça solicitação dos inscritos sobre um segundo evento. No encerramento das atividades houve a entrega dos certificados para os concluintes do Workshop.