Publicações

UNIESP: Colaborador de T.I. garante aprovação em exame da Microsoft

0 Comentário


Compartilhe

               

No último dia 8 de agosto, o colaborador Rômulo Furtado Pereira, que atua no setor de Tecnologia da Informação Corporativa (T.I.) na sede administrativa do Grupo Educacional UNIESP foi aprovado no exame de certificação da plataforma de dados SQL, da Microsoft.

Trata-se de uma certificação muito importante para o mercado de T.I. e a aprovação do colaborador demonstra seu grau de comprometimento, dedicação e empenho com o desenvolvimento pessoal e profissional.

Conversamos com Rômulo Pereira para entender um pouco mais sobre o certificado obtido e suas intenções futuras. Confira a entrevista:

– Qual a importância dessa prova para você?

Eu acredito que as empresas de grande porte precisam de profissionais qualificados e um profissional certificado garante esse patamar, já que está preparado para resolver problemas complexos, o que é comprovado pela prova, que exige conhecimento/experiência real e dedicação aos estudos.

– Como os conhecimentos adquiridos com essa formação podem influenciar no dia a dia da sua profissão?

Principalmente nos casos de inovação, já que o conteúdo dos exames da Microsoft referente à  plataforma de dados SQL Server abordam cenários reais e como lidar com os mesmos para implementar rotinas que não causem nenhum problema em um ambiente de produção. A certificação me garante também a chance de ser efetivo em um eventual problema, auxiliar um profissional/usuário sobre como usar os recursos da tecnologia para melhor aproveitamento e, ao mesmo tempo, me propicia segurança no momento de reportar informações sobre a tecnologia para gestão na aquisição de uma nova versão, por exemplo.

– Como você se preparou para realizar essa prova?

Consultei alguns artigos na internet informando sobre a experiência do exame e quais assuntos seriam cobrados. Conversei com alguns amigos que já possuíam o título e tirei as dúvidas. Fiz o download dos materiais necessários para o estudo e agendei a data para a realização da prova – que aborda técnicas de consultas de dados extraídos de um banco de dados com o objetivo de transformar esses dados em informações para o usuário final – reservando 3 meses para os estudos – com frequência de 2 horas diárias, de segunda a segunda.

– Agora que conseguiu esse certificado pretende continuar os estudos e buscar novos diplomas?

Sim, pretendo realizar mais duas provas para obter o título de Microsoft Certified Solutions Associate – MCSA (Associado de Soluções Certificadas Microsoft, em tradução livre).

Atualmente, tenho o título de Microsoft Certified Professional – MCP (Profissional Certificado pela Microsoft, em tradução livre) na plataforma de dados da Microsoft, obtido pelo exame que realizei.