UNIESP – Mooca: UNICAPITAL participa do o I Encontro Histórico-Cultural da Mooca.

Em celebração aos 460 anos do bairro da Mooca, a Associação Comercial de São Paulo – Distrital Mooca, em parceria com o Centro Universitário Capital – UNICAPITAL, e apoios da Subprefeitura da Mooca e da Secretaria de Cultura, promoveu na noite de 17 de agosto, o I Encontro Histórico-Cultural da Mooca.

O evento, realizado no Teatro Arthur Azevedo, homenageou os grandes escritores da região que perpetuaram a história e a cultura do bairro. Diante de um público de aproximadamente 200 pessoas, os autores tiveram a oportunidade de explanar sobre suas obras e memórias e, na sequência, receberam um certificado em agradecimento pela contribuição com o acervo histórico da região.

Os homenageados foram: a jornalista Elizabeth Florido, uma das principais organizadoras do Encontro, defensora do patrimônio cultural do bairro e da cidade; o publicitário Milton Rodrigues Alves, autor de “Casas Paulistanas”; Euclydes Barbulho, morador antigo que já lançou diversos títulos; Ângelo Agarelli, administrador do site Portal da Mooca que, junto com Richard Mascara, falou da sua paixão pelo futebol, em especial pelo Juventus, time de coração de mooquenses e paulistanos. E como não podia deixar de ser houve, ainda, homenagens póstumas ao poetinha da Mooca, Raphael Luongo Cardamone, o Raluca, e à Guido Carlos Piva, autor do livro “Ôrra Meu, o canto da Mooca” e do personagem Pimpinello Rizoni e sua fala italianada.

Outra justa homenagem póstuma da noite foi para o piloto Edu Chaves, que em julho de 1914 partiu do antigo Hipódromo da Mooca rumo ao Rio de Janeiro. Para comemorar os 102 anos desse incrível feito histórico foi lançado um selo comemorativo do sobrevoo em tiragem limitada.

O I Encontro contou também com a ilustre presença do tenor Rinaldo Viana, um dos grandes intérpretes da música lírica brasileira, que encantou o público ao cantar duas belíssimas músicas italianas. Outra apresentação marcante foi da aluna do Centro Universitário Capital – UNICAPITAL, Michela Silva da Cruz, que fez uma apresentação de dança com a música “Per amore”, da Zizi Possi.

A pró-reitora acadêmica da UNICAPITAL, Vera Lucia Maluly, fez uma entrada triunfal ao lado do mascote do Clube Atlético Juventus, Moleque Travesso, ao som do hino do clube. Em outro momento, a representante da instituição e a coordenadora da Iniciação Científica e Extensão Danielle Guglieri Lima tiveram a oportunidade de apresentar o Centro Universitário que há 47 anos oferece educação de qualidade na região, e o livro “Mooca é Mooca. Punto e basta!”, desenvolvido pelos alunos do curso de Letras.

Para Vera Maluly, participar de um evento desse agrega muito para a formação dos estudantes. “Os alunos do curso de Letras e Pedagogia tiveram a oportunidade de colaborar com a organização do Encontro e eles se sentiram valorizados com esse trabalho e a possibilidade de mostrar aquilo que fazem”, comentou a pró-reitora. Já a coordenadora Danielle contou que o livro reúne a variação linguística, histórica e geográfica do bairro e tem uma amplitude interdisciplinar. “Sou professora por essência e acredito que o mundo só vai mudar pela educação. Minha função não é só ser professora, mas fazer com que eles pensem e reflitam. No curso, eles acabam vendo que tem muito mais coisas por trás disso”, mencionou a docente.

Na ocasião, os alunos representaram os imigrantes italianos e declamaram poemas do poeta Raluca. De acordo com as alunas de Letras Fernanda Cristina Castro Barbosa (7º semestre) e Elisabete Cristina Anastácio do Carmo (6º semestre) foi uma grata surpresa ver o livro desenvolvido em sala de aula ganhar tanta repercussão. “É incrível ver nosso trabalho sendo divulgado e exposto para tantas pessoas. A UNICAPITAL tem nos fornecido essas oportunidades de experimentar coisas diferentes. Nunca imaginamos que um dia estaríamos num evento apresentando um livro escrito por nós. É gratificante”, salientou Elisabete.

E para fechar a noite, os integrantes do grupo Demônios da Garoa, nascido na Mooca, também receberam homenagem ao som de um dos seus sucessos “Samba do Arnesto”.

Para a reitora da UNICAPITAL e vice-presidente do Grupo Educacional UNIESP, Cláudia Pereira, foi uma honra participar do evento. Ela, que também nasceu no bairro da Mooca, acredita que tenha sido de grande valia a oportunidade que os alunos tiveram de participar da realização do evento, pois puderam ver todo seu esforço sendo colocado em prática e reconhecido pela comunidade. “Quando os alunos fizeram este trabalho junto à professora Danielle foi muito orgulho para nós. Trazendo-o agora para ser lançado na festividade da Mooca, abrilhantou a noite. Foi um evento muito bem organizado e a gente pode dizer que é um bairro muito amado e que tem muita coisa boa.  A UNICAPITAL está há 47 anos no bairro da Mooca, ela é tradicional e a mais antiga instituição de ensino do bairro e hoje ela faz um trabalho de continuidade e de melhoria. Nós estamos atualizando, modernizando e mostrando para a sociedade que estamos aqui fortes, firmes e cada vez mais presentes no ensino da região”, finalizou a reitora, Cláudia Pereira.