Publicações

Encontro Regional Acadêmico: avanços da Diretoria Acadêmica rumo a 2017!

0 Comentário


Compartilhe

               

No dia 16 de dezembro de 2016, das 9 às 17 horas, à Rua Álvares Penteado, 216 – Centro de São Paulo/SP, nas instalações da Faculdade de São Paulo – Unidade Centro Velho, Diretores e equipe da Diretoria Acadêmica e com a participação de  colaboradores da Sede se reuniram com Diretores, Diretoras, Secretários e Secretárias de 30 Faculdades do GRUPO EDUCACIONAL UNIESP (Unidades localizadas em São Paulo/SP, na Grande São Paulo, no Litoral e outras próximas à capital) para apresentação dos avanços obtidos nos processos de responsabilidade da Diretoria Acadêmica e das suas Diretorias Setoriais no segundo semestre de 2016 e para planejamento dos trabalhos a serem realizados por todos no ano de 2017 com base em novas diretrizes e novos procedimentos.

Na parte da manhã, o Encontro teve início com a recepção e o café aos presentes, sendo aberto pela Vice Presidente do Grupo UNIESP, Profa. Cláudia Pereira, que foi seguida pelo Diretor Acadêmico, Prof. Éricson Dias Mello, que apresentou os resultados do Mapeamento Docente e o Regulamento dos Programa de Apoio à Titulação Docente (PTDO) e do Programa de Formação de Especialistas em Gestão Estratégica (PFGE). Após dinâmica com os presentes, o Diretor de Controle e Registro Acadêmico, Prof. Alexandre Magno Santos, apresentou o Projeto de Reestruturação dos Processos das Secretarias Acadêmicas.

Logo após o almoço, o grupo de participantes foi dividido: permaneceram no Auditório do Centro Velho – com o Prof. Magno e sua equipe – os secretários e as secretárias das Unidades para capacitação sobre os novos processos da Secretaria Acadêmica, seguida de capacitação sobre os processos referentes a Diplomas, com a participação especial de Mariana Garcia Anunciato, Gerente de Treinamento e Desenvolvimento, do Prof. Joaquim Santiago Filho e da Professora Hilda Sanches, Coordenadora do Setor de Diplomas; a segunda metade do grupo, formada principalmente pelos Diretores e pelas Diretoras das Unidades, dirigiu-se à Sala de Convenções para as apresentações dos processos sob a responsabilidade da Diretoria de Pesquisa, Extensão e Assuntos Comunitários pela Professora Rosa Beloto e da Diretoria de Graduação pela Professora Rosângela Calixto, encerrando o Encontro.

 Todos esses processos, que farão parte da gestão acadêmica das Faculdades UNIESP em 2017, têm como principal novidade a criação de um ambiente virtual corporativo que objetiva a postagem, a organização e o registro de todas as atividades realizadas pelas IES, bem como toda a documentação referente a elas: processos completos, relatórios, atas, documentos de identidade das IES (o PDI, PPI), documentos dos Cursos (Projetos Pedagógicos dos Cursos), das CPAs, dentre outros, que serão regulamentados, orientados e supervisionados pela Diretoria Acadêmica e suas Diretorias Setoriais.

A organização e o registro das atividades de gestão acadêmica realizadas nas Unidades permitirão que os Diretores, Coordenadores e os responsáveis por todos os setores da IES realizem outras atividades também importantes tendo a tranquilidade de que “ o acadêmico” está funcionando atendendo às normas e aos procedimentos instituídos pelo MEC e que a oferta de diferenciais de qualidade de ensino, de pesquisa e de extensão pode ser feita na captação de novos alunos, nas parcerias com a comunidade e na visibilidade positiva que certamente as Faculdades do GRUPO UNIESP terão em decorrência desses diferenciais.

 Que venha 2017!

Por Rosa Beloto