UNICAPITAL comemora o aniversário da Mooca com edição especial do jornal “A Capital”

Para celebrar os 461 anos da Mooca, um dos mais tradicionais e antigos bairros da capital paulista, o Centro Universitário de São Paulo – UNICAPITAL lançou uma edição especial do jornal A Capital.

No exemplar, a instituição aborda os relevantes detalhes da história do bairro desde seu início em 17 de agosto de 1556. De acordo com fatos, nessa época, a região era habitada por índios, que se concentravam próximo ao rio Tameateí ou Tometeri, atualmente conhecido como Tamanduateí.

Outra característica marcante da Mooca descrita no boletim informativo é a intensa presença de descendentes italianos. Ao passear pelo bairro é possível encontrar cantinas, pizzarias e docerias que oferecem diferentes opções da tradicional gastronomia italiana.

O jornal relata ainda a primeira grande greve geral no Brasil em 1917, que teve início justamente na Mooca que, naquele período, era um bairro tipicamente fabril. E como não podia deixar de ser, na editoria Turismo, é possível conferir os principais pontos turísticos do local que merecem ser visitados, como: o Museu da Imigração, o Monumento da Mooca, o Estádio Conde Rodolfo Crespi e o Teatro Arthur Azevedo.

A trajetória da UNICAPITAL, que a quase meio século oferece educação de qualidade na região, também está presente na edição comemorativa. No texto é narrado a evolução da instituição fundada em 1969 até os dias atuais, onde já é considerada uma das melhores instituições de ensino da zona leste de São Paulo, com alguns cursos com nota máxima do MEC e, ainda, ter obtido destaque pelo pioneirismo na área de responsabilidade social.

A reitora do Centro Universitário e vice-presidente da UNIESP S.A., professora Cláudia Pereira, declarou todo seu amor pelo bairro no editorial do jornal. Nascida na Mooca, a reitora aproveitou o espaço para agradecer o convite do Luiz Carlos Castan, diretor superintendente da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Mooca, pela oportunidade de participar das festividades do aniversário. “A Mooca é um bairro peculiar na cidade de São Paulo, pois além do rico patrimônio histórico e cultural, representado ainda pelas paisagens fabris remanescentes e casas de vila, faz questão de preservar suas tradições sem deixar de olhar para o presente e desafios do futuro”, ressaltou Cláudia Pereira.

Ainda no editorial, a reitora da UNICAPITAL relembrou que no momento em que a instituição foi assumida em 2013, houveram mudanças significativas, porém sua história e pioneirismo, que são motivos de orgulho para a comunidade acadêmica e para os moradores da região, foram preservadas.