Jovens de ONGS parceiras do Corinthians recebem certificado de Bolsa de Estudo da UNIESP S.A.

0 Comentário

A impecável campanha do Corinthians no Campeonato Brasileiro 2017 tem proporcionado alegrias não só ao torcedor corintiano que vibra com o time que se mantém na liderança isolada do Brasileirão, na verdade, as vitórias do clube têm rendido bem mais que os três pontos na tabela: cada jogo que o time ganha, gols marcados e defesas espetaculares têm resultado em um novo futuro profissional para muitos jovens de baixa renda, graças à parceria entre as instituições de ensino UNIESP S.A. e Universidade Brasil com o Sport Club Corinthians Paulista.

A boa fase do Timão fez com que no último dia 21 de julho, no CT Dr Joaquim Grava, acontecesse a entrega de Certificados de Bolsas do projeto “Artilheiro da Educação” a 16 jovens das Ongs Casa dos Meninos 1 - Ação Social Comunitária do Lageado Joilson de Jesus e Centro para Juventude do Hospital Santa Marcelina, entidades parceiras do Departamento de Responsabilidade Social do Corinthians. Esses jovens garantiram 100% da sua graduação gratuitamente em qualquer curso oferecido pela Universidade Brasil e UNIESP S.A.

A emoção de ganhar uma bolsa de estudo estava estampada no olhar de cada um deles. “Todos que estão aqui vão realizar o seu sonho, todos! Nós temos a obrigação de honrar esta bolsa, é privilégio termos sido escolhidos entre todos os outros jovens. Queríamos que todos ganhassem essa bolsa. Nós somos a esperança dos nossos amigos que não puderam estar aqui. Temos que aproveitar ao máximo para abrir este caminho para eles também”, disse Luiz Kelwin que optou pelo curso de Enfermagem.

Outra beneficiada com a parceria foi Hyandra Santana, 18 anos, que revelou que sempre gostou de ensinar e isso fez com que optasse pelo curso de Pedagogia. “Eu sempre brincava de escolinha, mas a gente sempre acha que é só uma brincadeira, não leva tão a sério, mas eu sempre gostei de fazer isso, ensinar português, algumas coisas de inglês, contar histórias... Aí eu percebi que as crianças se divertiam de verdade e aprendiam também, e aí eu pensei, ‘poxa, quero isso pra minha vida! Eu quero ser professora, pedagoga, trabalhar com Psicopedagogia’. Além de ter a oportunidade de aprender, eu quero poder ensinar também. Quando soube que tinha ganhado a bolsa, eu fiquei muito emocionada. Eu adoro ensinar, mesmo, adoro”, contou a futura pedagoga.

De acordo com a gerente de Serviços do Centro para Juventude do Santa Marcelina, Valdirene Santana Santos, a associação se sente privilegiada, porque 18 alunos do projeto já foram beneficiados com a bolsa de estudo. “Nossos jovens são de vulnerabilidade social então, infelizmente, eles não teriam muitas perspectivas de futuro. Essa oportunidade de estudar veio como um presente para eles. Eles já disseram que é presente de Natal”, contou Valdirene.

Na Casa dos Meninos 1, o sentimento não foi diferente. A associação também ficou muito satisfeita por participar desta ação. “A gente está muito feliz, esse movimento da UNIESP e do Corinthians é muito importante para dar a oportunidade para esses jovens. Quando eu contei dessa parceria foi muito emocionante, tinham coordenadores chorando, os diretores se emocionaram, afinal, estamos falando de uma bolsa de estudo, eles não teriam condições de custear uma faculdade. A emoção foi ainda maior quando falamos com a mãe de cada um, a gente dava a notícia e elas choravam, pois é o sonho delas. A gente torce muito pelo sucesso da UNIESP e pelo sucesso deste projeto, porque conseguiram pensar em mudança, em oportunidade, essa sacada foi genial”, disse Robert Gomes Torres dos Santos, assistente administrativo da Casa dos Meninos 1.

A tarde dos 16 novos estudantes tornou-se ainda mais especial, no momento em que tiveram a chance de conhecer de perto grandes jogadores do clube, como Marquinhos Gabriel, Jô, Guilherme Arana, Gabriel, Balbuena e Cássio, que antes de irem para o treino, passaram para apoiar os jovens nesta nova caminhada universitária.

Logo após o treino, no final da coletiva de imprensa, os novos universitários Victor José da Silva Marques (Sistema de Informação) e Tainá da Silva Feliciano (Enfermagem) foram surpreendidos ao receber das mãos do goleiro Cássio a Bolsa de Estudo de 100% - Arqueiro Alvinegro, que é exclusiva para o goleiro quando há alguma grande defesa e, recentemente, ele defendeu dois pênaltis.

O Corinthians, assim como a UNIESP S.A. e a Universidade Brasil, sempre promove ações que visam ajudar o próximo. E esta parceria, em especial, segundo a gerente de Projetos Sociais do Corinthians, Sônia Maria de Andrade, por ter um teor de inclusão, veio ao encontro com aquilo que o clube acredita. “Quando a gente faz uma ação dessa numa entidade, a gente revoluciona a entidade toda, porque é para além dos meninos que estão aqui é toda esperança de quem está lá e de um dia poder participar ou de entender que existe uma possibilidade que pode dar certo. É você acender uma lâmpada para todo mundo e então para gente isso é muito importante e essa é uma atividade de inclusão social de verdade, porque é quando você dá oportunidade para o outro desenvolver. Isso para gente é inclusão social, é responsabilidade social e a gente está muito feliz por poder participar”, finalizou Sônia.