CURSOS



Publicidade e Propaganda

Graduação: Bacharelado



8 Semestres


Minas Gerais  |  Paraná  |  São Paulo


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Descrição

APRESENTAÇÃO: O Curso visa atender as indicações instituídas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda. É princípio do Curso o compromisso com a qualidade do ensino, mediante atualização dos conteúdos, das ações e da qualificação do corpo docente. Anualmente acontece a “Semana de Comunicação”, além de oficinas, workshops, palestras e visitas técnicas. O curso oferece formação humanística e profissional norteada pela missão institucional. A formação profissional da Faculdade de Ribeirão Preto prepara os alunos para enfrentar a diversidade do campo profissional, incluindo: agências de propaganda; veículos de comunicação; produtoras de áudio e vídeo; consultorias de comunicação, marketing e pesquisa; agências de web design; assessorias de comunicação e de marketing; produção gráfica; editoração eletrônica; promoção de eventos entre outras áreas.

OBJETIVO:
Conforme estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Publicidade e Propaganda, a estrutura curricular deve contemplar conteúdos que revelem “conhecimentos do cenário econômico e financeiro, nacional e internacional, de forma a proporcionar a harmonização das normas e padrões internacionais de contabilidade, em conformidade com a formação exigida pela Organização Mundial do Comércio – OMC e pelas peculiaridades das organizações governamentais, observado o perfil definido para o formando e que atendam aos seguintes campos interligados de formação:
•    Conteúdos de Formação Básica: estudos relacionados com outras áreas do conhecimento, sobretudo administração, economia, direito, métodos quantitativos, matemática e estatística;
•    Conteúdos de Formação Profissional: estudos específicos referentes às teorias da contabilidade, incluindo as noções das atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais, governamentais e não-governamentais, de auditorias, perícias, arbitragens e controladoria, com suas aplicações peculiares ao setor público e privado;
•    Conteúdos de Formação Técnico-Prática: compreendendo salas de aula adequadas, laboratórios de informática com softwares especializados da área, além de contar com toda a estrutura de atendimento. Dispõe ainda, de recursos audiovisuais, de multimídia e oferece ainda espaços específicos para práticas inovadoras, buscando implementar novas metodologias e didáticas aplicadas.
•    Conteúdo de Formação Complementar: estágio curricular supervisionado, atividades complementares, estudos independentes, conteúdos optativos, TCCs,
A implementação da proposta pedagógica do curso comporta os serviços da biblioteca constituída por um acervo atualizado para  consulta, reserva e renovação de empréstimo via Internet. Curso. 
Atualmente o curso de Publicidade e Propaganda já passou por vários processos de Reformulação Curricular. Ainda que tais momentos fossem importantes no sentido de rever o curso, sempre tiveram um caráter limitado, pois além de atender as demandas legais seu espaço de reformulação encontra limites para a socialização do processo.  Hoje, o curso está consolidado e a construção do atual projeto pedagógico ocorre em uma conjuntura particularmente favorável, pois conta com um representativo contingente de alunos, e o saber da gestão acadêmica vem se ampliando com desafios interessantes diante das oportunidades internas de formação continuada, além da exigência institucional de profissionais com perfil de competência, que de certa forma há algum tempo tem sido também a preocupação daqueles que atuam na coordenação de curso.

MERCADO DE TRABALHO: O mercado de trabalho exige, cada vez mais, profissional de comunicação social voltados para a evolução e velocidade das mudanças tecnológicas, não apenas em seus aspectos técnicos, mas também, em relação ao conhecimento, perspicácia e eficiência em sua utilização. Num mercado tão diversificado, a atuação do profissional de propaganda ultrapassa os limites das agências de Propaganda, com o crescimento da demanda por publicitários em variados setores de empresas de pequeno, médio e grande porte. As possibilidades de atuação do publicitário multiplicaram-se nos últimos anos. Hoje, esse profissional insere-se em áreas relacionadas à comunicação organizacional, ao exercício de atividades no setor público e à elaboração de produtos de comunicação dirigida. O mercado foi ampliado com as novas tecnologias, como a Internet, associadas à constante evolução de novas mídias. Isso trouxe, também, a exigência de constante atualização profissional. Há também a ampliação da oferta de empregos em veículos de comunicação, graças ao aumento do número de emissoras de TV regionais e canais comunitários a cabo.

PERFIL PROFISSIONAL: O perfil do egresso está concebido dentro de fundamentos e pressupostos de uma educação de qualidade, com o propósito de formar um profissional ético, e um cidadão comprometido com a sociedade em que vive. O curso está fundamentado num modelo curricular que busca nas atividades prático-teóricas, um espaço para a construção de alternativas educativas integradas com o perfil profissional requerido para o atual mundo do trabalho e reforça a formação de habilidades para desenvolver um trabalho em equipe e multidisciplinar, como um diferencial para melhor se ajustar ao novo perfil profissional do publicitário. Profissional completo, além das funções especificadas previstas pela legislação, estará apto e qualificado para trabalhar em agências especializadas de propaganda, em empresas anunciantes, em promoção, em veículos de divulgação e em outras empresas que desenvolvam atividades na área; poderá atuar na gestão e administração de empreendimentos de comunicação, como um executivo de negócios, na assessoria publicitária, com atividades múltiplas que incluem serviços de organização e divulgação de eventos em parceria com profissionais de Relações Públicas e Jornalismo; em atividades de marketing, patrocínios, na promoção e gestão de projetos em comunicação. O publicitário poderá estar ligado aos processos de comunicação no setor público, no privado, ou ainda na área não-governamental ou no terceiro setor; poderá atuar na área de multimídia, planejamento e produção de materiais gráficos, eletrônicos e on-line, em campanhas e peças publicitárias veiculadas na mídia; poderá realizar e assessorar pesquisas de opinião e sua interpretação crítica; ou ainda, poderá atuar na docência e na pesquisa.
As Diretrizes Curriculares propostas para o curso de Publicidade e Propaganda passaram a ser fonte de referência na elaboração de novos currículos, entretanto, essas diretrizes estão continuamente se ajustando o que exige o que vem exigindo novas estruturações curriculares. A incorporação dessas mudanças e suas adequações nas estruturas curriculares trouxeram dificuldades relacionadas com o sistema de controle acadêmico da Instituição, além da necessidade de novas orientações para os alunos, o que exigiu mais trabalho e tempo disponíveis durante o período de transição. Além disso, o curso também buscou atender as necessidades de formar profissionais que além de adquirir competências nos conteúdos de sua área de especialização, desenvolve-se também uma formação mais geral capaz de contemplar uma série de habilidades integradas num contexto global e social, para disputar as melhores chances no mercado de trabalho. As Diretrizes Curriculares para o curso de Administração propõe que o egresso, profissional da Administração, tenha uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva para o exercício de atividades em todo âmbito profissional. Essas habilidades tem sido implementadas lentamente, mesmo porque, esse trabalho exige que a estrutura curricular seja implementada dentro de uma nova concepção metodológica capaz de abrir espaço para a introdução de atividades pedagógicas que permitam o desenvolvimento de novas habilidades e competências não previstas no currículo anterior.

DIFERENCIAIS DO CURSO:
O curso dispõe de laboratório de informática, multimídia, biblioteca informatizada e acervo nacional e internacional, geral e específico, de obras, periódicos, jornais e vídeos para o aperfeiçoamento contínuo. O espaço físico, a infraestrutura e os equipamentos, bem como o acervo, vêm sendo ampliados. O aluno conta com estrutura ampla e recentemente modernizada para a melhor formação técnica, como: Estúdio de TV aparelhado, duas câmeras digital, equipamentos de iluminação e captação de áudio, sala técnica de direção de TV com mesa de corte, gravadores de VT; Laboratório de pós-produção: ilha de edição de TV não-linear; Estúdio de rádio com cabine de locução e sala técnica, equipada com gravadores, computadores e softwares de edição de áudio. Esta estrutura é completada por cabine de locução simples, aparelhada com os mesmos equipamentos encontrados no laboratório principal. São ministradas aulas de fotografia publicitária. O estágio supervisionado está centralizado na coordenadoria do Curso que se coloca à disposição do aluno para orientação.

RESUMO
: Em Comunicação Social, o Curso de Publicidade e Propaganda atende à demanda da moderna economia, ao mercado em transformação e aos novos paradigmas de comportamento das grandes áreas de agrupamento populacional. A evolução tecnológica dos bens, o design, a performance, são resultados da ação específica do marketing e cabe ao profissional dessa área a responsabilidade de detectar as necessidades do consumidor, para produção e/ou inovação de produtos, comunicando-as posteriormente ao mercado. Informar, instruir, orientar, modificar ou criar hábitos, enfim, destacar as vantagens e as diferenças entre produtos: eis o papel da Publicidade e da Propaganda. O curso de Publicidade e Propaganda procura incentivar seus alunos a organizar trabalhos em equipe, visando despertar o espírito de liderança, característica essencial para o profissional de comunicação e enfatizar a criatividade com fins de empreendedorismo. Além disso, a implementação de projetos visa despertar no aluno o interesse pela pesquisa e pela realidade do mercado de trabalho

 

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Designação: Bacharel em Publicidade e Propaganda

Regime Acadêmico: Seriado

Período: Semestral

Tempo mínimo para integralização: 08 semestres

Tempo máximo de integralização: 10 semestres

Forma de ingresso: Processo Seletivo

Portaria de Autorização: PORTARIA Nº 2.410, DE 11 DE AGOSTO DE 2004 - DOU de 12/08/2004

Critérios de Avaliação: A avaliação bimestral compreende desempenho do aluno nas atividades de participação e na prova.  A avaliação bimestral, com valor de 0,0 a 10,0.

Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado
   Faculdade de Hortolândia - FACH Hortolândia SP
   Faculdade de Jandira Jandira SP
   Faculdade de Presidente Prudente - FAPEPE Presidente Prudente SP
   Associação Faculdade de Ribeirão Preto - AFARP Ribeirão Preto SP
   Faculdade de Santa Luzia Santa Luzia MG
   Faculdade de Santo Antonio da Platina Santo Antônio da Platina PR