CURSOS



Marketing

Graduação: Tecnólogo



4 Semestres


Minas Gerais  |  Paraná  |  São Paulo


INSCREVA-SE
          


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

É o conjunto de conhecimentos necessários para estimular a venda de produtos e serviços, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa. Cabe ao profissional traçar e executar estratégias para alcançar os objetivos, como lealdade à marca, boa imagem do produto e lucratividade. Pode atuar em qualquer tipo de organização, desde departamentos de marketing de grandes empresas até institutos de pesquisa e órgãos públicos. Está habilitado também a prestar assessoria a pequenos e médios negócios, nos quais sua principal função é promover a marca e o lançamento de produtos, definindo, por exemplo, as estratégias, o público-alvo e o preço a ser estabelecido.

Mercado de Trabalho

O mercado continua em alta para o tecnólogo. Há boas ofertas de emprego nas cinco regiões do País, graças ao crescimento no consumo da população em geral, levando empresas de todos os portes e áreas a investir no marketing para se diferenciar da concorrência. Profissionais do Marketing são solicitados por companhias de diversos portes e pelo setor de serviços para acompanhar o desempenho de produtos e, se necessário, executar ações de marketing para elevar as vendas. As áreas que mais empregam são as ligadas ao varejo (vendas), ao B2B (business to business – comércio eletrônico associado a operações de compra e venda de informações, produtos e serviços pela internet ou redes privadas de negócios) e as que levam em conta a opinião do consumidor, como pesquisa de mercado.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

As disciplinas são tanto da área de comunicação como da de finanças. Prepare-se para estudar fundamentos de administração, economia e mercado, contabilidade, técnicas de negociação e matemática. Essas matérias teóricas são mescladas com outras mais ligadas à prática da profissão, como comportamento de compra e consumo, estratégia de vendas, marketing de produtos e serviços, varejo, relações internacionais, gestão de marcas e direito do consumidor.

Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da UNICAPITAL, realizamos um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

O profissional formado no Curso de Tecnologia em Marketing da UNICAPITAL deverá estar capacitado a contribuir para a evolução do conhecimento no campo de Marketing, exercendo funções de elaboração e planejamento de estratégia de vendas, elaboração de estudos de mercados, objetivando o desenvolvimento de produtos e consolidação e/ou revitalização de marcas, elaboração e análise de pesquisa de mercado, desenvolvimento de planos de comunicação e relacionamentos com consumidores, elaboração e implantação do plano estratégico de marketing. O egresso do curso também terá adquirido competências sobre legislações que regulam as atividades de comercialização, consumo, questões ligadas ao sistema tributário e fiscal. Além dessas competências o egresso será estimulado a desenvolver as habilidades de: comando, liderança, visão sistêmica e estratégia, além da capacidade imprescindível de estar sempre aprendendo a aprender.

O Egresso do Curso Tecnologia em Marketing estará apto a:

- Realizar pesquisas e análises de mercado;

- Gerenciar e planejar as atividades de compra, armazenagem e distribuição de mercadorias;

- Identificar novas oportunidades no varejo e no mercado de atuação da organização da qual faz parte;

- Implementar programas destinados à criação e monitoramento de novos produtos;

- Manter trocas com os mercados-alvos e criar relacionamentos com consumidores;

- Antecipar tendências;

- Aproveitar oportunidades de mercado e analisar riscos;  Compreender aspectos legais que regulam as atividades de comercialização, consumo, contratos comerciais e demais normas diretamente ligadas à profissão.

Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado
   Instituto de Ensino Superior de Bauru - IESB Bauru SP
   Faculdade Politécnica de Campinas - POLICAMP Campinas SP
   Faculdade de Diadema - FAD Diadema SP
   Faculdade de Ibiporã Ibiporã PR
   Faculdade de Jandira Jandira SP
   Associação Faculdade de Ribeirão Preto - AFARP Ribeirão Preto SP
   Faculdade de Santa Luzia Santa Luzia MG
   Faculdade de Santo Antonio da Platina Santo Antônio da Platina PR
   Centro Universitário Capital - UNICAPITAL São Paulo - Capital - Moóca SP
   Faculdade São Paulo - facsp São Paulo - Capital - Tucuruvi SP
   Faculdade de São Paulo - Centro Velho São Paulo - Capital - Centro Velho SP
   Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré Sumaré SP
   Faculdade de Suzano Suzano SP