CURSOS



Logística

Graduação: Tecnólogo



4 Semestres


São Paulo


INSCREVA-SE
          


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

O tecnólogo dessa área estuda e dimensiona sistemas de transporte e de armazenamento de produtos de forma econômica e segura, visando aprimorar o desempenho organizacional das empresas. Também otimiza os processos para a obtenção dos fluxos mais adequados pelo conhecimento da cadeia de suprimento e da relação entre as empresas. Ele pode atuar nos setores de controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado e nos diversos segmentos de logística, como transporte, armazenagem, compras e distribuição. Em transporte, analisa o crescimento dos aglomerados urbanos e pesquisa medidas para solucionar problemas de trânsito e do transporte de pessoas e cargas. Aperfeiçoa e adapta sistemas de transporte coletivo à legislação vigente. Utiliza ferramentas de logística para garantir a viabilização técnica e econômica de embarque, desembarque e armazenagem de produtos. Pode, ainda, participar de projetos de engenharia de tráfego e atuar nos setores de educação e segurança no trânsito.

Mercado de Trabalho

A necessidade de manter um setor de logística adequado torna muito promissora esta área de atividade. Ele encontra boas oportunidades em empresas privadas dos mais diversos setores e portes, como transporte, automobilístico, alimentício, tecnologia e varejo. O comércio eletrônico também criou um mercado bastante amplo de distribuição de mercadorias.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

Para aprender a lidar com o trânsito caótico das grandes cidades e a administrar o transporte de cargas com eficiência e baixo custo, é fundamental dominar diversas áreas de conhecimento. O currículo engloba disciplinas tanto de ciências exatas, como estatística e física, quanto de sociais aplicadas, como administração, marketing e psicologia social. As matérias específicas incluem transporte público, engenharia de tráfego, educação e segurança de trânsito. O estágio, de 400 horas, é obrigatório e feito em empresas públicas ou privadas do setor. Para se formar é necessário apresentar uma monografia ou um projeto.

Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da UNICAPITAL, realizamos um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

O Curso Superior de Tecnologia em Logística do Centro Universitário Capital proporciona ao mercado de trabalho, profissionais preparados para atuação no campo da logística- produção, transporte e materiais, que tem conhecimentos inclusivos e específicos, no sentido de se tornarem-se agentes de mudança organizacional.

Para alcançar este objetivo alinhou-se a estrutura curricular do curso com a definição do perfil do egresso, contemplando-se contextos educacionais relativos às necessidades do mercado, de forma a capacitar os profissionais para enfrentarem novos desafios em organizações de qualquer natureza.   A estrutura curricular está organizada de forma a trabalhar conteúdos curriculares práticos e teóricos, a exemplo dos seguintes tópicos:

(1) Planejamento e coordenação da movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte proporcionando um fluxo otimizado com excelente nível de serviços,  (2) Gerenciamento de sistemas logísticos complexos

(3) Gestão de materiais, também redes de distribuição, estabelecendo-se processos de gestão de compras, transportes e outros, identificando-se fornecedores confiáveis, negociando-se e estabelecendo-se padrões excelentes de recebimento,

(4) Armazenamento, movimentação, transporte interno e externo e embalagem de materiais,  (5) Controle de recursos financeiros,

(6) Gestão de inventários e sistemas de abastecimento, e gestão do fluxo de pedidos,

(7) Desenvolvimento de técnicas de liderança, visão sistêmica e estratégica.  Espera-se que o formando trabalhe no mercado, e possa galgar cargos diferenciados e progressivamente mais complexos à medida que ele progride na sua interface educacional com a prática profissional. Os projetos e disciplinas relativas a projetos integradores irão contemplar uma mentalidade inclusiva ao alunado, de modo que ele possa exercer cargos de gestão diversificados e de maior complexidade.

Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado
   Instituto de Ensino Superior de Bauru - IESB Bauru SP
   Faculdade Fleming Campinas - FLEMING Campinas SP
   Faculdade Politécnica de Campinas - POLICAMP Campinas SP
   Escola Superior Paulista de Administração - ESPA Guarulhos SP
   Faculdade de Hortolândia - FACH Hortolândia SP
   Faculdade de Jandira Jandira SP
   Faculdade de Ribeirão Pires Ribeirão Pires SP
   Faculdade de Santo André Santo André SP
   Centro Universitário Capital - UNICAPITAL São Paulo - Capital - Moóca SP
   Faculdades Integradas Paulista - FIP São Paulo - Capital - Moóca SP
   Faculdade de Suzano Suzano SP