CURSOS



Gestão em Produção Industrial

Graduação: Tecnólogo



6 Semestres


São Paulo


INSCREVA-SE
          


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

Esse profissional é um especialista em processos de fabricação. Com formação equivalente à do engenheiro de produção, ele tem como principal responsabilidade aumentar e garantir a produtividade, reduzir os custos de produção e certificar a qualidade final de tudo o que é fabricado. Ele conhece as particularidades de cada etapa do trabalho, o funcionamento das linhas de produção automatizadas e os softwares de funções administrativas. No dia a dia, também administra as atividades no chão de fábrica, servindo de intermediário entre os operários e o engenheiro de produção. Prevê e acompanha os custos, determinando a aquisição de máquinas e a aplicação de novas rotinas e tecnologias.

Mercado de Trabalho

O tecnólogo vai encontrar oportunidades de emprego em vários segmentos industriais. A maior demanda está concentrada em São Paulo, em razão do vasto parque fabril, além de Paraná e Santa Catarina. Já o Norte do País começa a despontar também como um bom campo para esse profissional, assim como o Nordeste, que apresenta perspectivas nos setores de petróleo, açúcar, petroquímica e automobilístico.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

No início, a formação concentra-se principalmente em disciplinas mais teóricas, como cálculo, física, estatística e informática. Depois, vêm as matérias específicas: planejamento e controle da produção, administração industrial, orçamentos e custos, logística, controle da qualidade. Também constam do currículo do curso disciplinas das áreas de Engenharia, como termodinâmica, refrigeração, materiais metálicos e polímeros, circuitos elétricos e eletrônica analógica e digital. Os processos de fabricação, o funcionamento das linhas de produção automatizadas e os softwares para comandar as diversas etapas de trabalho na empresa são conhecidos nas aulas práticas, que representam, em média, 40% da carga horária total do curso. A formação requer um estágio de seis meses.

Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da UNIESP, realizamos um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado
   Centro Universitário Capital - UNICAPITAL São Paulo - Capital - Moóca SP