CURSOS



Automação Industrial

Graduação: Tecnólogo



6 Semestres


São Paulo


INSCREVA-SE
          


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

Executar projetos de máquinas inteligentes, componentes robotizados e sistemas de integração e automação industriais (redes industriais) é a principal função do tecnólogo em automação industrial. Ele gerencia processos industriais e acompanha o desempenho dos equipamentos de linhas de produção automatizadas. Desenvolve e instala sistemas digitais, softwares e linguagens de programação de máquinas e equipamentos. Faz também sua manutenção. Pode ainda desenvolver produtos de eletrônica, instrumentação, controle, operação e supervisão de processos industriais.

Mercado de Trabalho

O profissional desta área atua em vários setores industriais, como petroquímico, de bebidas e de papel e celulose. Pode ainda desenvolver produtos de eletrônica, instrumentação, controle, operação e supervisão de processos industriais. O objetivo é sempre otimizar os processos e reduzir os custos industriais. A busca do setor industrial pela inovação dos processos produtivos e o crescimento da participação do setor comercial no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro prometem manter a tendência de crescimento do mercado para os próximos anos. A indústria metalúrgica domina a procura por profissionais, seguida pela de máquinas e equipamentos e pela automobilística.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

É preciso gostar de Ciências Exatas, pois a base do curso combina matemática, física, mecânica, eletroeletrônica e informática. O aluno tem, também, aulas de automação e controle e muita prática de laboratório. Há também inglês técnico e técnicas de comunicação e expressão.

Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da UNIESP, realizamos um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado
   Faculdade Politécnica de Campinas - POLICAMP Campinas SP
   Centro Universitário Capital - UNICAPITAL São Paulo - Capital - Moóca SP