CURSOS



Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Graduação: Tecnólogo



8 Semestres


São Paulo


INSCREVA-SE
          


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

Este tecnólogo desenvolve, analisa, projeta e implementa sistemas de informação para diversos setores de atividade. Tem noções de gerenciamento, mas sua especialidade é a criação de sistemas informatizados. Ele programa computadores e desenvolve softwares que permitem o melhor aproveitamento das máquinas, a ampliação da capacidade de armazenamento de dados e maior velocidade no processamento das informações. Pode dedicar-se à implantação e ao desenvolvimento de banco de dados para sistemas de computação e para internet e intranet, elaborando estruturas de programas compatíveis com as necessidades de uma empresa. Para isso, ele deve conhecer a estrutura física dos equipamentos e periféricos, softwares, bancos de dados, bem como os negócios da companhia em que vai trabalhar.

Mercado de Trabalho

O mercado de informática tem a característica de necessitar de atualização constante. Esse é o motivo de a demanda por profissionais sempre estar em alta. Os alunos trabalham com manutenção de software, desenvolvimento, suporte em redes de computadores, gerenciamento em banco de dados. As empresas já os procuram para estagiar enquanto estão estudando. Empresas como IBM, HP, Totvs e DataSul são algumas das que costumam contratar esse profissional. Também há mercado para quem quer atuar como autônomo, tanto no desenvolvimento de softwares específicos para empresas como oferecendo suporte técnico.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

Os cursos nessa área recebem grande variedade de nomes. Porém, existem fundamentalmente dois tipos: um mais generalista e outro mais específico para banco de dados. Mas o currículo de ambos mantém praticamente as mesmas disciplinas básicas, como cálculo, física e linguagens de computação. Em aulas práticas, o estudante faz análise e programação de sistemas e administra redes de computadores. Os cursos de Banco de Dados aprofundam-se no desenvolvimento, na implantação e na administração.

Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da UNIESP, realizamos um que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas propõe-se a contribuir, efetivamente, com a qualificação dos profissionais de Tecnologia da Informação nos seus diversos viés, ampliando sua parcela de participação como agente transformador e reforçando seu comprometimento. As organizações em geral tem se tornado cada dia mais dependente das atividades de Análise e Desenvolvimento de Sistemas para sua operação e possuem, nas Tecnologias de Informação, sua principal ferramenta de trabalho, em todas suas áreas funcionais (produção, marketing, recursos humanos, finanças, etc.).

A área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas contribui de forma importante em diversos domínios, incluindo empresas e governo. Esta área lida com sistemas complexos que requerem conhecimentos técnicos e organizacionais para serem projetados, desenvolvidos e gerenciados, que afetam tanto as operações como as estratégias das organizações.

A Análise e Desenvolvimento de Sistemas e a Tecnologia da Informação representam, para a sociedade, potenciais ganhos de eficiência no uso de recursos, com impactos na produtividade e na competitividade das empresas e do país em geral, em um cenário nacional e internacional cada vez mais globalizado e competitivo (MEC2003).

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, fundamentado em seu Projeto Pedagógico, tem como objetivo geral a formação de profissionais com sólidos conhecimentos teóricos e práticos, voltados à apropriação, à utilização e à integralização de tecnologias da área de informática, a partir de um currículo centrado no desenvolvimento de competências e habilidades em um ambiente pedagógico caracterizado pela adoção de alternativas metodológicas dinâmicas e ativas, onde o estudante é o protagonista do seu próprio aprendizado.

Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado
   Faculdade Politécnica de Campinas - POLICAMP Campinas SP
   Faculdade de Jaú Jaú SP
   Faculdade de Santo André Santo André SP
   Centro Universitário Capital - UNICAPITAL São Paulo - Capital - Moóca SP
   Faculdade de São Paulo - Centro Velho São Paulo - Capital - Centro Velho SP
   Faculdade de Tiête Tietê SP