CURSOS



Psicologia

Graduação: Bacharelado



10 Semestres


São Paulo  |  Tocantins


INSCREVA-SE
          


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

É o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados. Esse profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde. Em escolas e instituições, colabora na orientação educacional.

Mercado de Trabalho

Uma resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aumentou de 24 para 40 o número de sessões com psicólogos cobertas pelos planos de saúde. Isso melhora o mercado, mas a concorrência para atuação em consultório e clínicas ainda é grande, em especial nos centros urbanos. O mercado está estável no setor privado, no entanto, algumas especialidades ainda têm destaque, como a psicologia do trabalho, em que o profissional atua na orientação de carreira e à frente de processos de recrutamento e seleção das empresas. Outra área que tem procura acentuada é a da psicologia do esporte, para o profissional atuar com esportistas de alto desempenho.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

O curso aborda as diversas correntes da psicologia. Há disciplinas como neurologia, antropologia, psicologia do excepcional e problemas de aprendizagem. As novas diretrizes também passam a valorizar mais as disciplinas de pesquisa, e o estágio é obrigatório em várias áreas.

Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da UNICAPITAL, realizamos um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

Reconhecido pela Portaria SERES nº 347 de 03/06/2014 – DOU 04/06/2014

Duração 5 Anos (10 semestres)

O curso de PSICOLOGIA da UNICAPITAL oferece duas ênfases, sendo uma na área da Saúde, e outra na da Educação. Trata se de um curso presencial que mantem o rigor das orientações (supervisões) de estágio específico com início no sétimo semestre sendo intensificado até o décimo semestre. Os alunos atuam intensamente na Iniciação Científica, assim como nas atividades de Extensão. Nosso compromisso é com uma formação voltada para as questões sociais que atendam a realidade brasileira.

O curso de Psicologia da Unicapital concebe a educação enquanto um processo amplo. A formação busca um psicólogo comprometido com a visão de que o processo educativo prevê dialogicidade, aceitação de diversidades e luta contra discriminação, seja ela por qualquer diferença.

O curso apresentava três terminalidades: Bacharelado; Licenciatura e Formação de Psicólogo. A primeira voltada para a pesquisa, à segunda para a formação de professor e a última para a formação profissional.

O Curso de Psicologia da UniCapital oferece ao aluno a possibilidade de uma ampla formação prática, sobretudo pela possibilidade de vivência permitida pelo NAP – Núcleo de Atendimento Psicológico, além de todos os serviços que o curso presta a comunidade.

Resumo

Nome do Curso: Psicologia
Ato Legal de Autorização ou Reconhecimento: Decreto nº 78.565 de 11/10/1976 – DOU 13/10/1976
Regime Escolar: Semestral
Duração Mínima: 10 semestres
Duração Máxima: 20 semestres
Carga Horária: 4.800 h
Titulação: Psicologia
Atividades Complementares: 200 horas
Estágio Supervisionado: 140 horas

Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado
   Faculdade de Colinas do Tocantins Colinas do Tocantins TO
   Faculdade de Presidente Prudente - FAPEPE Presidente Prudente SP
   Centro Universitário Capital - UNICAPITAL São Paulo - Capital - Moóca SP