CURSOS



Estatística

Graduação: Bacharelado



8 Semestres


São Paulo


INSCREVA-SE
          


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

É a área da Matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. O estatístico planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas e medições, e organiza, analisa e interpreta os resultados para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais. Cabe a ele montar banco de dados para os mais diversos usos.

Mercado de Trabalho

Não há ramo econômico que não dependa da estatística para conhecer melhor seu público e seus concorrentes e, assim, posicionar-se melhor no mercado em que atua. O crescimento na demanda está ligado ao desenvolvimento econômico, o que leva as empresas a planejarem melhor seus negócios. Já no final do curso, os alunos conseguem estágio com facilidade e vários deles são efetivados assim que se formam.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

Contas não faltam no currículo, fundamentado em conhecimentos de matemática, métodos estatísticos, cálculo e teoria das probabilidades. Para isso, é necessário que o estudante tenha raciocínio lógico e muita disposição para lidar com números. Há aulas, também, centradas em metodologia de pesquisa. Entre as matérias aplicadas estão atuária, demografia, sociometria, biometria e econometria.

Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da UNIESP, realizamos um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

Resumo

Nome do Curso: Estatística
Ato Legal de Autorização ou Reconhecimento: Decreto nº 77.306 de 17/03/1976 – DOU 18/03/1976
Regime Escolar: Semestral
Duração Mínima: 8 semestres
Duração Máxima: 16 semestres
Carga Horária: 3.030 h
Titulação: Bacharel em Estatística
Atividades Complementares: 40 horas
Estágio Supervisionado: 100 horas

OBJETIVO GERAL

O objetivo geral do curso é formar estatísticos, propiciando o desenvolvimento de habilidades necessárias para a formação de um profissional ético e empreendedor. O curso pretende oferecer uma formação abrangente e generalista na área de Estatística de forma que o aluno possa atuar com eficiência nos diversos setores da economia em que a Estatística está presente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Primeiro objetivo - O aluno que procura pelo curso de Estatística na UniCapital, de modo geral, apresenta deficiências na formação educacional de segundo grau. Portanto, o primeiro objetivo do curso consiste em fornecer subsídios para que o aluno possa sanar essas deficiências e, assim, ser capaz de assimilar os conhecimentos necessários para exercer a profissão. A monitoria de matemática e o atendimento mais específico por parte dos professores são exemplos desses subsídios.

Segundo objetivo – As disciplinas do primeiro ano oferecem uma visão geral da estatística. A abordagem de seus conceitos básicos e iniciais, bem como suas possibilidades de aplicações, já com o apoio de softwares e pacotes estatísticos específicos tem como objetivo propiciar, desde o início, o desenvolvimento de habilidades que serão necessárias em toda a sua carreira profissional.

Terceiro objetivo - O currículo do curso de Estatística da UNICAPITAL objetiva a preparação de profissionais altamente qualificados para o exercício profissional nos mais diversos setores. O aluno formado no curso de Estatística da UniCapital deve:  a) Estar capacitado com conhecimentos técnico e científico a fim de que, ao longo de toda a sua carreira, seja capa de continuar seu processo evolutivo educacional, ciente de que a formação recebida na graduação é uma fase importante, mas não definitiva em sua vida; b) Possuir conhecimento de teorias e métodos de Estatística, uma vez que esse conhecimento, empregado correta e adequadamente, possibilita reinterpretar criticamente a realidade em que se vive e, dessa forma, constitui valiosa ferramenta de transformação da realidade; c) Ser sensível ao compromisso social, estar atento às necessidades atuais da sociedade e ser capaz de elaborar e integrar novas formas de atuação na sociedade; d) Ser capaz de compreender, utilizar e avaliar as diferentes formas de intervenção profissional, de atuação e de relacionamento com outros profissionais inclusive de outras áreas do conhecimento; e) Na busca desses objetivos, o projeto pedagógico traçará diretrizes para que a ação docente possa transformar o aluno ingressante na UNICAPITAL no profissional capaz de dar, para a sociedade, respostas e soluções que sejam corretas, justas e ótimas do ponto de vista social.

Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado
   Centro Universitário Capital - UNICAPITAL São Paulo - Capital - Moóca SP