CURSOS



Comunicação Social: Publicidade e Propaganda

Graduação: Bacharelado



8 Semestres

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Descrição

INFORMAÇÕES GERAIS:

O curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda da Faculdade Centro Paulistano forma profissionais capacitados a desenvolver uma carreira nos diversos ramos da Publicidade e Propaganda, estando aptos a gerir a política de comunicação de empresas no âmbito público e privado.

 

A fim de sermos precisos em nossas ações, asseveramos que os nossos objetivos específicos serão balizados pelo que segue:

 

  • Forneceremos uma sólida fundamentação humanística-técnico-científica orientada à compreensão dos conceitos da Comunicação Social/Publicidade e Propaganda.
  • Relacionaremos conceitos e fatos históricos para compreender o panorama sócio-econômico atual, suas necessidades e prioridades.
  • Estimularemos a pesquisa constante para a ampliação de perspectivas.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS                                                                       

A Faculdade  Centro Paulistano  coerente com sua missão, reconhece a potencialidade dos meios de comunicação, os quais  transformam  a vida social e a organização das empresas. Nesse sentido, quanto às competências  gerais do curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda, a Faculdade Centro Paulistano destaca  seus compromissos:

 

  • Capacidade de assimilar criticamente conceitos que possibilitem a compreensão de teorias e suas aplicabilidades em análises da realidade abrangente;

 

  • Competência para utilizar e relacionar os conhecimentos sócio-culturais, de base humanística, adquiridos em sua formação universitária, ao desempenho de suas funções profissionais;

 

  • Capacidade de saber pensar criticamente a realidade sócio-econômica, política e cultural da atual conjuntura nacional e mundial, aliada ao desenvolvimento de uma reflexão, estabelecendo, ao mesmo tempo, relações, analogias e interpretações sobre o conjunto de fenômenos que marcam o presente momento;

 

  • Capacidade em saber relacionar conhecimentos gerais da comunicação social, com a identificação e solução de problemas comunicacionais;

 

  • Habilidade para identificar, analisar criticamente e resolver novos problemas e desafios, principalmente os relacionados às diversas áreas de atuação da comunicação social;

 

  • Conhecimento das principais funções requeridas pelo mercado profissional nas áreas nas quais se faz presente a atuação do comunicólogo, além de poder refletir, criticamente, as diferentes práticas profissionais no campo da comunicação;

 

 

  • Conhecimento e domínio das diferentes linguagens, habituais e as decorrentes das novas tecnologias de comunicação, nas fases de criação, produção, interpretação e das técnicas e suas consequentes utilizações nas diversas atividades e práticas profissionais da comunicação social;

 

  • Capacidade em saber atuar profissionalmente em equipe associada a uma consciente postura responsável, cooperativa, ética e de respeito face às diversidades sócio-culturais, mantendo um adequado relacionamento social em seu ambiente de trabalho;

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS 

Tendo como referência o que é apontado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, como competências e habilidades específicas, os egressos em Publicidade e Propaganda deverão:

 

 

  • Organizar e analisar as informações adquiridas junto aos seus clientes de forma coerente e precisa, fazendo assim um diagnóstico real da situação em que esses clientes se encontram;

 

  • Pesquisar a concorrência e o consumidor em suas diferentes formas de motivação e argumentos apresentados;

 

  • Definir objetivos de comunicação e suas estratégias como forma de solução para os problemas mercadológicos e institucionais de seus clientes;

 

  • Criar mecanismos de avaliação e de correção dos resultados de propostas estabelecidas;

 

  • Criar e produzir campanhas publicitárias em meios impressos, eletrônicos e digitais;

 

  • Planejar, executar e administrar campanhas de comunicação no mercado, usando formas de comunicação publicitária, como a propaganda, o merchandising, a promoção de vendas e o marketing direto entre outros;

 

  • Avaliar as constantes mudanças sócio-econômicas, advindas do macroambiente, nacional e mundial que influenciam o contexto empresarial;

 

  • Manter os compromissos estabelecidos pela profissão e seus princípios éticos e sociais;

 

  • Criar anúncios comerciais e outras peças publicitárias, com a definição do conceito geral e das especificações dos elementos visuais sonoros e verbais;

 

  • Na pesquisa de mercado, estuda e levanta dados sobre o público consumidor para definir objetivos, conteúdo e divulgação de campanhas publicitárias e promocionais no lançamento de novos produtos, avaliando, também, os resultados da campanha, pela medição do nível de apreensão e compreensão da mensagem pelo público-alvo;

 

  • Na área de mídia, analisa os dados sobre o melhor veículo para a divulgação de peças publicitárias, sabendo pesquisar e avaliar os índices de audiência em rádio, televisão e de circulação de jornais e revistas, os acessos à Internet, visibilidade de outdoors e frequência nas salas de cinema, localizando os veículos adequados para atingir o público-alvo desejado, verificando e acompanhando a qualidade das inserções nos diferentes meios e veículos de comunicação;

 

  • No planejamento analisa todos os dados obtidos por meio de um briefing sobre a empresa e mercado onde atua o cliente, buscando estabelecer estratégias de comunicação que servirão de base para as consequentes estratégias de criação, produção e de mídia.

 

O curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, visa, portanto, a construção de um perfil profissional adequado a esse conjunto de habilidades, competências e conhecimentos, intimamente relacionados às exigências e à realidade do mercado. O curso objetiva ainda, estimular o aluno ao empreendedorismo e à gestão de seu próprio negócio.

ATO LEGAL DE AUTORIZAÇÃO OU RECONHECIMENTO: PORTARIA Nº 1.106 DE 19 DE DEZEMBRO DE 2008 – DOE 22/12/2008

Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado