CURSOS



Engenharia da Mobilidade

Graduação: Bacharelado



10 Semestres


São Paulo


INSCREVA-SE
          


Descrição

O curso de Engenharia da Mobilidade baseia-se no estudo do desenvolvimento de sistemas de transporte voltados para soluções de questões estratégicas, táticas e operacionais, englobando a parte de planejamento, integração, infraestrutura e gestão de sistemas, tanto com foco urbano como de movimentação de cargas a longas distâncias.

Perfil do Profissional
O curso de Engenharia da Mobilidade almeja que o profissional seja capaz de:
– Desenvolver abordagens sistêmicas no setor de transporte que visem ao alcance da eficiência no planejamento e nas operações de redes de transporte;
– Planejar, projetar, executar e administrar empreendimentos, com visões holística e humanística, integrando-se ao contexto socioeconômico da região em que esteja inserido;
– Desenvolver a análise de sistemas por meio da supervisão de resultados econômicos, prestação de serviços e impactos gerados visando à qualidade de vida nas cidades e da sociedade.

Mercado de Trabalho
O setor de transporte público, que engloba todo tipo de movimentação de pessoas e cargas, sobre rodas, trilhos, por avião ou barcos, são potenciais de absorção de nossos profissionais formados. Mais especificamente, nos grandes centros, empresas Estatais, de Economia Mista, PPP ou Privadas, nas áreas de Metrô, Trens, Tróleibus, Monotrilhos, entre outras são potenciais área de trabalho.

Principais Disciplinas
Segmentada por eixos de ensino, a formação do Engenheiro da Mobilidade se faz pela formação:

– Básica: Princípios da Engenharia, Matemática, Física, Química, Desenho, Computação, etc.

– Geral e Complementar: Conceitos de Caráter Social necessários ao Engenheiro Gestor de Equipes e Pessoas, na forma de Humanidades, Cidadania, Direito, Ética, Higiene e Segurança, História, etc.
– Geral em Engenharia: Conceitos de Engenharia em Diversas Áreas Necessárias: Materiais, Fenômeno de Transportes, Mecânica, Topografia, Geoprocessamento, Hidráulica, Geologia, Hidrologia, Fontes Energéticas, etc.
– Mobilidade Urbana: Políticas Públicas e Regulação, Mobilidade, Circulação, Acessibilidade, Transporte Urbano, Análise de Demandas, Análise dos Modais de Transporte, Mobilidade Sustentável, Gestão da Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Urbano e Regional, Direitos Urbanísticos e Ambientais, Planejamento e Infraestrutura Urbana.
– Engenharia de Transportes e Sistemas: Sistemas Ferroviários, Metroviários, Rodoviários, Construção de Estradas e Pavimentações, Vias e Terminais, Movimentação, Logística, Engenharia de Tráfego, Portos e Transportes Hidroviários, Aeroportos.
– Operação e Manutenção em Sistemas de Transportes: Formação em Eletricidade, Instrumentação e Controle de Sistemas, Modelagem de Processos, Elementos Mecânicos de Máquinas, Operação e Manutenção de Sistemas de Transportes.
– Mobilidade Urbana, Sustentabilidade e Licenciamento: Avaliação de Impactos Ambientais, Licenciamento Ambiental de Projetos e Obras de Mobilidade, Engenharia de Sustentabilidade, Gestão Ambiental, Recursos Energéticos, etc.
– Gestão Empresarial e Engenharia Econômica: Economia, Engenharia Econômica e Custos, Gestão Empresarial, Empreendedorismo, Recursos e Resíduos.
– Profissionalização – Projeto de Conclusão de Curso, Disciplinas Eletivas, Pesquisa Cientifica na Área, Interdisciplinaridade de Conceitos, etc.

Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado
   Centro Universitário Capital - UNICAPITAL São Paulo - Capital - Moóca SP