Início de ano é tempo de se organizar, priorizar e planejar os próximos 365 dias com pequenas e grandes metas, vislumbrando um ano produtivo e harmonioso. Não é possível saber se tudo o que é planejado vai dar certo, mas é interessante enxergar e praticar pequenos exercícios diários, sem cobranças absurdas, mas de forma saudável e resiliente, ou seja, adquirindo a habilidade de lidar e reagir de modo positivo em situações adversas e desafios.

Veja abaixo uma lista de metas que podem ajudar no dia a dia e a ter um ano mais equilibrado e agradável:

 

1. Saiba Priorizar

Pergunte-se o seguinte: Quais áreas da minha vida merecem mais atenção no momento? A partir disso, priorize o que realmente é importante na sua vida, sem medo de julgamentos.

 

2. Desapegue

Dê uma geral na sua casa, isso inclui roupas, móveis, objetos que você quase não usou durante todo o ano passado. Reúna tudo e faça uma doação com o que estiver em bom estado. O que não servir mais, separe para reciclagem ou jogue no lixo. É sempre bom começar o ano com essa sensação de leveza.

 

3. Compre menos

Existem perguntas simples e que vão ajudar quando o quesito for compras, são elas: Eu realmente preciso disso? Posso reutilizar algo antigo? Posso pegar emprestado com alguém? Muitas vezes compramos por impulso e isso acaba dando uma falsa sensação de bem-estar, quando na verdade, estamos apenas acumulando mais coisas e saindo de um orçamento previamente estipulado.

 

4. Desacelere, descanse...

Ficar em silêncio durante um tempo, meditar e refletir ajudam a ter uma mente mais calma e a descansar com mais qualidade. Ninguém precisa ser produtivo o tempo todo, todos os minutos da vida. Descanse, tire um tempo para você,  e faça o que gosta.

 

5. Respire, não faça tudo de uma vez

Em tempos onde tudo é urgente, “é quase normal” se pegar fazendo diversas coisas ao mesmo tempo. Isso não é saudável, muito menos produtivo. Tente decidir quais são as suas 3 tarefas mais importantes no seu dia e dedique-se a realizá-las, uma de cada vez.

 

6. O conselho do mundo moderno: Desconecte-se!

É difícil, mas libertador: deixe um pouco seu celular de lado. Ficar conectado demais gera ansiedade e estresse. Quem tem redes sociais, por exemplo, é bombardeado com “vidas perfeitas”, pessoas em viagens a lugares paradisíacos e é natural começar a comparar sua vida com a vida do outro. Não quer dizer que não se pode ser feliz nas redes sociais, mas é preciso deixar um pouco de lado o mundo virtual e se concentrar “no lado de fora”. Fazer exercícios, incluir mais tempo de leitura, passeios com os amigos ou sozinho, começar aquela aula de violão...

 

7. Tenha uma agenda ou um bullet journal

Anotar compromissos, metas, organizar contas e finanças, são tarefas que ficam mais fáceis quando são literalmente visualizadas de forma organizada. A agenda é um grande aliado neste quesito. Já o bullet journal, que nada mais é do que um planejamento mais detalhado tanto para o seu dia quanto para o mês e ano, ajuda na visualização das tarefas, e também é mais uma forma de deixar seu planejamento muito mais visual e fácil de identificar como andam suas metas e objetivos.

 

8. Cuide do seu dinheiro

É muito importante saber no que está gastando, ter metas e estar sempre organizado quando o quesito é a vida financeira. Não, não é fácil economizar e ter essa disciplina com o dinheiro, mas é fundamental que essa rotina entre no seu dia. Comece fazendo uma lista do que é fundamental para você mensalmente, coloque na ponta do lápis as contas fixas e separe um dinheiro para uma reserva. Acompanhe a lista e tente não comprar por impulso. A tarefa é difícil, mas é muito bom ter ou estar próximo de alcançar uma independência financeira. Organize-se, seu dinheiro vem com esforço, faça o melhor proveito possível dele.

 

9. Por fim, seja gentil com você mesmo

Trabalho, relacionamento amoroso e familiar, amizades, sonhos, desejos... Sempre há algo para melhorar, conquistar ou mudar, e com isso vem a cobrança e o desânimo de não ter ou não estar como se espera e deseja. Respire. Seja generoso com você mesmo, lembra-se de todas as suas batalhas para se tornar quem você é hoje. Tenha fé nos seus objetivos e trabalhe por eles. Dê o primeiro passo em busca do que você deseja, faça a sua parte, assim, pode ser mais fácil passar pelos obstáculos da vida e seguir a sua jornada para alcançar seus objetivos. 

 

Por Dalila Ferreira
Jornalista





     


Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!