Um dos primeiros questionamentos que a gente faz depois da formatura na faculdade é em relação a pós-graduação. Perguntas como: Será que devo fazer uma pós-graduação? Quais as vantagens para o meu futuro profissional?,  rondam a cabeça de muitas pessoas. É sempre importante olhar o cenário ao redor, as opções e sonhos também, pois, hoje, o País vive uma situação de crise, onde há poucas vagas de trabalho para muitos candidatos e é normal que alguns recrutadores vejam quem possui pós-graduação como um diferencial.

Outra questão relevante é sobre escolher entre um curso de curta duração ou uma pós-graduação. Mas você sabe a diferença entre eles? Existem dois tipos: o Lato Sensu e o Stricto Sensu. O Lato Sensu é direcionado para a atuação profissional, enquanto o Stricto Sensu está mais voltado para a formação científica e acadêmica. Os cursos de pós-graduação Lato Sensu são categorizados em especializações e MBAs (Master in Business Administration), que em uma tradução livre seria “Mestrado em Administração de Negócios”. Apesar de ter mestrado na sigla, esse curso no Brasil concede apenas o título de especialista.

Para fazer uma boa escolha é necessário observar se a proposta do curso está alinhada com o que você espera da sua carreira. Veja se a grade curricular dada no curso é realmente o que o mercado está procurando ou se é atual. Pesquise quais são os skills (habilidades) mais desejados pelos RHs das grandes empresas e cruze com as disciplinas que você terá. Veja se os conceitos de liderança, comunicação e trabalho em equipe estão em alta na grade curricular, pois este tipo de habilidade é muito explorado na condução das aulas.

Fazer um curso de pós-graduação sempre será uma excelente forma de se atualizar profissionalmente. Aproveite este período para conhecer pessoas diferentes, sejam professores ou alunos e faça a sua nova rede de networking.





     


Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




  • 06/12/2017
    PEDADOGA