A “Black Friday” é uma tradição americana, que consiste numa grande baixa dos preços nas principais lojas varejistas durante a última sexta-feira do mês de novembro, período que coincide com a inauguração das compras natalinas. Mas você pode estar se perguntando: qual é a origem desta tradição?

A primeira vez que se usou o termo “Black Friday” deu-se não para se referir às compras com preços promocionais, mas para classificar uma crise econômica. No dia 24 de setembro de 1869, dois bolsistas de Wall Street, Jay Gould e Jim Fisk fracassaram ao tentar tomar o mercado do ouro na Bolsa de Nova York. Após essa tragédia, o governo americano foi obrigado a intervir para corrigir a distorção. Para tanto, elevou a oferta da matéria-prima e fez com que os preços caíssem, levando os investidores a perderem fortunas.  Como essa tragédia ocorreu em uma sexta-feira, deu-se o nome de “Black Friday”.

Outra versão da origem do termo foi que, depois de um ano de grandes perdas, os pequenos comerciantes ficavam no vermelho e que essa situação vinha a melhorar após o dia de Ação de Graças, onde a época natalina chegava e os lucros aumentavam, passando os números vermelhos das baixas vendas, para “números negros” com os lucros das vendas provenientes do final do ano.

O termo tornou-se mundialmente conhecido como é hoje em dia a partir dos anos 2000, onde ganhou notoriedade em vários países, inclusive no Brasil. Interessante, não é mesmo?!

E você? Sabia que a Loja Virtual da UNIESP está em semana de “Black Friday”? Aproveite os descontos e compre vários produtos com preços a partir de R$ 19.90!

Acesse o link e boas compras!

http://www.shoppinguniesp.com.br/





     


Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!