No dia 31 de outubro comemora-se no Brasil e no mundo o Halloween, ou o Dia das Bruxas. A festa tem uma forte tradição cultural nos Estados Unidos, mas surgiu entre os Celtas (na região onde hoje fica a Irlanda) a cerca de 2.500 anos.

O nome “Halloween” é uma contração do termo "All hallow"s eve", que significa “véspera de todos os santos”, no inglês antigo. A data da festa marca o Samhain (o Ano Novo Celta), o início do outono no hemisfério norte, e é ainda a véspera do Dia de Todos os Santos.

A indústria cinematográfica americana adora retratar o Halloween em suas produções. Pensando nisso, a gente listou 13 filmes do Dia das Bruxas dos anos 90, todos repletos de muito terror, humor e aventura. Prepare a pipoca, chame os amigos e dê o play:

1 - O Iluminado:

O Iluminado (The Shining) é considerado um dos maiores filmes de terror de todos os tempos! Baseado no livro homônimo de Stephen King, o clássico (dirigido por Stanley Kubrick) conta a história de Jack (Jack Nicholson), um escritor e alcoólatra em recuperação que vai trabalhar como zelador em um hotel e leva sua família. Seu filho, que é psiquico, vê que fantasmas habitam o lugar. Mas aí a família fica presa lá por causa de uma tempestade e Jack é possuído por esses espíritos do mal e tenta matar geral.

 reaction wtf confused the shining jack nicholson GIF

2 - Pânico:

Pânico conta a história de Wes Craven, um serial killer fanático por terror que começa a ligar para suas vítimas fazendo perguntas sobre filmes do gênero e quem errar recebe uma visitinha do Ghostface. Mas ele não consegue matar Sidney Prescott (Neve Campbell) e então a garota percebe que todos que foram mortos estão ligados a ela – e começa a tentar descobrir quem é o assassino. 

 scream wes craven drew barrymore slasher films GIF

A bruxa de Blair:

A bruxa de Blair, que mistura um documentário com ficção, conta a história de três jovens que entram numa floresta americana para filmar um documentário sobre uma bruxa e nunca mais são vistos. O que vemos são as filmagens feitas por eles durante cinco dias (bem assustadores), que foram encontradas um ano depois. 

 funny movie movies film scary GIF

4 – Abracadabra:

 Abracadabra conta a história de três bruxas que precisam enfrentar três crianças e um gato falante para conseguirem se tornar eternamente jovens. Elas foram banidas há 300 anos e estão sedentas por vingança. 

 movie halloween magic witches hocus pocus GIF

5- Jovens Bruxas:

Jovens Bruxas mostra quatro adolescentes praticando pequenos truques de bruxaria até uma delas descobrir que é filha de uma grande bruxa do bem. Isso vai criar um conflito no grupo, principalmente com a chefona do bando.

 movies horror girls witches witchcraft GIF

6Elvira – A Rainha das Trevas:

Esse superclássico, A Rainha das Trevas, conta a história de uma apresentadora de programa trash de terror que herda uma mansão em uma cidadezinha do interior e muda a rotina do lugar com seus hábitos extravagantes. 

 halloween 80s haunted house elvira mistress of the dark GIF

7 – Sabrina, Aprendiz de Feiticeira:

Sabrina (Melissa Joan Hart) é enviada pelos seus pais para morar com suas duas tias excêntricas, contra a vontade da adolescente. Lá, ela descobre que após seu 16º aniversário ela se tornará uma feiticeira, assim como suas tias. A partir daí a menina começa a enfrentar as dificuldades e benefícios dos poderes recém-adquiridos. 

 witch melissa joan hart sabrina sabrina the teenage witch GIF

8 - Gasparzinho, o Fantasminha Camarada:

O Dr. James Harvey (Bill Pullman) é contratado por Carrigan Critteden (Cathy Moriarty) para exorcizar os fantasmas de uma mansão, para que assim ela possa procurar por um tesouro escondido. Porém, Kat (Christina Ricci), a filha de James, conhece Gasparzinho (Malachi Pearson), o único fantasma bonzinho da casa, que sempre quis fazer amigos. Sooo fofo!

 casper casper the friendly ghost can i keep you GIF

 9 - O Estranho Mundo de Jack:

A história que Tim Burton conquistou facilmente o mundo. Jack Skellington (Chris Sarandon) é o rei de Halloweentown, mas está cansado de sua rotina no Dia das Bruxas. Jack, então, vagando pela floresta, descobre a Cidade do Natal, mas não compreende perfeitamente o conceito. Sally (Catherine O'Hara) não acredita que Jack deva mexer com o Natal, mas ele não a escuta. Assim, Jack transforma a data em um enorme pesadelo para todas as pessoas. Quase um Halloween 2.0. 

 nossos o estranho mundo de jack GIF

10- Brinquedo Assassino:

A ideia era simples: vamos colocar medo em todas as crianças. Para isso, claro, usaram um brinquedo. Charles Lee Ray (Brad Dourif) foi um serial killer que, antes de morrer, transferiu sua alma para Chucky, um boneco. Agora, Charles precisa transferir sua alma para Andy (Alex Vincent) ou ficará preso no brinquedo para sempre. Até hoje muita gente tem a little bit of (medo de encarar bonecas), principalmente as de porcelana.

 film scary scare chucky brad dourif GIF

11 - Halloween - A Noite do Terror:

Michael Myers (Tony Moran), aos seis anos de idade, mata sua irmã mais velha. Ele então é enviado para um sanatório e quinze anos depois, na noite de Halloween, ele volta para matar as pessoas que estão em sua antiga casa e, de graça, sua outra irmã, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis). Com mais de oito filmes, podemos aprender uma lição: serial killers são perigosos.

 john caenter GIF

12 -  A Família Addams:

A macabra Família Addams nos gerava mais simpatia do que medo. No filme, uma dupla de trambiqueiros fingem encontrar o irmão desaparecido do milionário Gomez Addams e com isso colocar a mão na grana. O problema é que o homem que deve se passar pelo tio Fester se afeiçoa aquelas pessoas e se sente incapaz de aplicar o golpe.

 film mmm the addams family raul julia addams GIF

13 - Convenção das Bruxas:

No filme, Convenção das Bruxas, conhecemos o garoto Luke, que após perder os pais em um acidente vai morar com a avó. Tentando ajudar o menino a superar o trauma a avó dele o leva para passar uns dias em um hotel na Inglaterra. Por coincidência, lá vai acontecer uma enorme convenção das bruxas, que odeiam crianças, levando um perigo eminente a vida de Luke. Além de ter Angélica Houston mais uma vez na lista, esse filme tem várias referências que me davam muito medo como a bruxa que prendeu uma criança dentro de um quadro. 

 the witch GIF





     


Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!