Se formar na faculdade é um sonho para de milhões de jovens e adultos, porém, não é uma tarefa muito fácil. São muitas horas de estudo, pesquisa, trabalhos em grupos, estágios e por fim, o tão temido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Mas afinal, por que o TCC é tão temido? Veja as cinco dicas que fará você passar por essa fase e conquistar o tão sonhado canudo!

5-dicas-para-arrasar-no-TCC3

1 – Caso seja em grupo, escolha o certo!

Durante a graduação é natural construirmos vínculos e amizades com muitas pessoas da turma. Porém, escolher o grupo não significa fazer o projeto com os melhores amigos, e sim com as pessoas que têm o mesmo objetivo que você. Assim evitará conflitos durante o projeto, desde a escolha do tema até com possíveis inimizades.

2 – Dedique-se

O TCC é um projeto muito complexo, por essa razão, requer muita dedicação, empenho e organização de tempo. Mesmo antes do último ano, dedique-se, pois ele vai favorecer a escolha do tema e acesso às pessoas e lugares que servirão de objeto de pesquisa. Afinal de contas, administrar o tempo é fundamental.

3 – Escolha o orientador certo

Grupo formado, tema fechado, chegou a hora de escolher o orientador. Escolha o professor ou mestre cujo método e disciplina mais se aproxime do tema do TCC.

Nos cursos de licenciatura, por exemplo, em Pedagogia, há professores que trabalham em área voltas à Pedagogia empresarial, infantil, didática, alfabetização e etc. Se o seu projeto for Educação Especial, o mais recomendado seria o professor correspondente à esta área.

4 – Não hesite em gastar

Um TCC demanda muito mais do que tempo. Requer por vezes um investimento financeiro do estudante. Os gastos normalmente são com aquisição de material, aluguel, pagamento de transporte, viagens, impressões, encadernações, entre outros, fique esperto.

É interessante guardar dinheiro pensando em possíveis custos durante o projeto. Afinal, ele vale o seu diploma.

5 – Não seja mandão, motive as pessoas

Todo grupo, tem um líder, ele que irá administrar o tempo, o cronograma e motivar os demais colegas. Ser líder não significa ser mandão ou chato com os demais, saiba entender e compreender o lado de todos, porém, estipule regras e cronogramas assim não evitando brigas e atrasos no projeto.

Gostou das dicas? Compartilhe com os seus amigos.

Texto: Mariana Marques

• 06/12/2017
    Muito boa as dicas desse artigo. Felizmente já passei por isso há alguns anos e só Deus sabe o quanto sofri com meu TCC sobre computação em nuvem, uma novidade na época. Atualmente meu filho está passando por isso e estamos testando juntos um ferramente bastante prática e útil que acelera muito o desenvolvimento do TCC. A ferramenta se chama Monográfis e foi desenvolvida por um professor de Banca. Possui mais de 20 modelos de TCC que estão divididos em blocos com exemplos. Os modelos em word já vem configurados para as normas ABNT. Vale a pena conhecer. #monografisorientadortcc.net.br