Com tantas opções de carreiras disponíveis no mercado de trabalho é natural ficar em dúvida de qual profissão escolher. Pensando nisso, a gente selecionou 4 dicas que podem te ajudar a tomar essa decisão. Confira:

•  Identifique suas qualidades:

Conhecer a si mesmo, e saber quais são suas qualidades, é parte fundamental do processo da escolha profissional. Saiba se destacar em meio as pessoas usando seus pontos fortes. Por exemplo, se você é comunicativo, escolha áreas de atuação em que saber se expressar é algo essencial.

• Liste carreiras que você pretende prestar:

Pegue uma folha de papel e esquematize as profissões que você tem em mente. Liste os prós e contras de cada profissão, coloque também suas pesquisas a respeito de cada carreira suas grades horárias e áreas de abrangência de cada uma delas. As matérias que você vai estudar dizem muito de como será seu dia a dia profissional.

• Converse com quem já atua na profissão

Converse com profissionais formados na área e que já atuem no mercado. Pergunte a eles se suas expectativas em relação ao curso foram correspondidas, sobre a rotina de quando eles estavam na faculdade e em seu trabalho.

• Pesquise as profissões que estão em alta nos próximos anos

Como os cursos de graduação tem duração mínima de pelo menos 4 anos é importante saber quais carreiras vão estar em alta e quais estarão saturadas ao decorrer dos anos. Sua decisão não deve ser baseada apenas no mercado de trabalho, mas este pode ser um fator decisivo na escolha.

Não há uma fórmula fácil para descobrir qual profissão escolher, mas aplicar essas dicas antes de tomar uma decisão tão importante, vai ajudar muito em sua escolha!