Manter as finanças em dia não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se é estudante e há diversas preocupações e gastos ao decorrer do curso. Seja para aquela xerox da apostila de uma matéria importante, o lanche na hora do intervalo ou até mesmo a passagem do ônibus, tudo isso quando somado ao final do mês, nem sempre tem um resultado positivo.

E se você está estagiando, sabemos que nem sempre a bolsa auxílio é o suficiente. Pensando nisso, vamos ajudá-lo a sair do vermelho e conciliar o seu dinheiro e os estudos. Confira:

1 – Planeje e anote os gastos

Esse é o primeiro passo e também um dos mais importantes. Anotar de onde vem sua renda e o quanto você gasta por mês te ajudará a controlar e saber para onde vai o seu dinheiro. O ideal é anotar em uma planilha todos os seus gastos fixos (contas, alimentação, transporte, etc.) e os gastos supérfluos que aparecem ao longo do mês. Assim, você conseguirá evitar gastos desnecessários das próximas vezes.

2 – Leve alimento de casa

Se você passa boa parte do dia fora de casa, os gastos com alimentação podem te surpreender ao final do mês. E uma dica saudável e econômica é levar o alimento de casa. Além de saber a procedência e higiene na preparação do alimento, você ainda economiza uma boa grana. Prepare os alimentos em grandes quantidades no início da semana e separe em pequenos recipientes para os outros dias. Além disso, você pode levar frutas, barrinhas de cereais e sanduíches.

3 – Compre livros usados e evite xerox

Tirar xerox de apostilas e material da aula é o que os estudantes mais fazem durante o curso. Se for anotar cada centavo gasto com isso, você vai descobrir que deixou o dono da copiadora um pouco mais afortunado. Uma alternativa é verificar se não tem online o conteúdo da apostila ou se não dá para dividir com um colega de classe. Sobre os livros, se você não o encontrar na biblioteca de sua instituição, uma ideia bacana é procurá-los em sebos espalhados pela cidade. Geralmente estão em boas condições e são bem mais baratos.

4- Evite pagar contas após o vencimento

Sabemos que nem sempre estamos com a quantia em mãos antes do vencimento. Mas, muitas vezes as empresas e instituição dão descontos se pagar antes do vencimento. Sem contar, claro, que você evita de pagar juros altos e desnecessários. Dando assim, uma folguinha no orçamento.

5- Tenha uma renda extra

Conseguir um estágio em sua área é uma das melhores opções. Além de garantir uma renda extra, você ganha experiência no mercado de trabalho e faz networking com os colegas de profissão, o que te ajudará ter melhores colocações no futuro.

Mas, não é só assim que você pode conseguir aumentar o seu orçamento. Com certeza você tem alguma habilidade que te ajudará. Se você for bom em alguma matéria, pode dar aulas particulares e reforço aos colegas, ou até mesmo fazer revisão de trabalhos acadêmicos. Ou, se for boa na cozinha, por exemplo, pode fazer lanches ou doces e vender aos alunos na hora do intervalo.

Viu só quantas dicas valiosas?! Se você estiver disposto a poupar uma graninha e for disciplinado, pode ter certeza que não passará perrengues enquanto for estudante. Tem mais alguma dica que infalível? Conta para gente nos comentários. Vamos adorar saber!