Manter as finanças em dia não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se é estudante e há diversas preocupações e gastos ao decorrer do curso. Seja para aquela xerox da apostila de uma matéria importante, o lanche na hora do intervalo ou até mesmo a passagem do ônibus, tudo isso quando somado ao final do mês, nem sempre tem um resultado positivo.

E se você está estagiando, sabemos que nem sempre a bolsa auxílio é o suficiente. Pensando nisso, vamos ajudá-lo a sair do vermelho e conciliar o seu dinheiro e os estudos. Confira:

1 – Planeje e anote os gastos

Esse é o primeiro passo e também um dos mais importantes. Anotar de onde vem sua renda e o quanto você gasta por mês te ajudará a controlar e saber para onde vai o seu dinheiro. O ideal é anotar em uma planilha todos os seus gastos fixos (contas, alimentação, transporte, etc.) e os gastos supérfluos que aparecem ao longo do mês. Assim, você conseguirá evitar gastos desnecessários das próximas vezes.

2 – Leve alimento de casa

Se você passa boa parte do dia fora de casa, os gastos com alimentação podem te surpreender ao final do mês. E uma dica saudável e econômica é levar o alimento de casa. Além de saber a procedência e higiene na preparação do alimento, você ainda economiza uma boa grana. Prepare os alimentos em grandes quantidades no início da semana e separe em pequenos recipientes para os outros dias. Além disso, você pode levar frutas, barrinhas de cereais e sanduíches.

3 – Compre livros usados e evite xerox

Tirar xerox de apostilas e material da aula é o que os estudantes mais fazem durante o curso. Se for anotar cada centavo gasto com isso, você vai descobrir que deixou o dono da copiadora um pouco mais afortunado. Uma alternativa é verificar se não tem online o conteúdo da apostila ou se não dá para dividir com um colega de classe. Sobre os livros, se você não o encontrar na biblioteca de sua instituição, uma ideia bacana é procurá-los em sebos espalhados pela cidade. Geralmente estão em boas condições e são bem mais baratos.

4- Evite pagar contas após o vencimento

Sabemos que nem sempre estamos com a quantia em mãos antes do vencimento. Mas, muitas vezes as empresas e instituição dão descontos se pagar antes do vencimento. Sem contar, claro, que você evita de pagar juros altos e desnecessários. Dando assim, uma folguinha no orçamento.

5- Tenha uma renda extra

Conseguir um estágio em sua área é uma das melhores opções. Além de garantir uma renda extra, você ganha experiência no mercado de trabalho e faz networking com os colegas de profissão, o que te ajudará ter melhores colocações no futuro. 

Mas, não é só assim que você pode conseguir aumentar o seu orçamento. Com certeza você tem alguma habilidade que te ajudará. Se você for bom em alguma matéria, pode dar aulas particulares e reforço aos colegas, ou até mesmo fazer revisão de trabalhos acadêmicos. Ou, se for boa na cozinha, por exemplo, pode fazer lanches ou doces e vender aos alunos na hora do intervalo.

Viu só quantas dicas valiosas?! Se você estiver disposto a poupar uma graninha e for disciplinado, pode ter certeza que não passará perrengues enquanto for estudante. Tem mais alguma dica que infalível? Conta para gente nos comentários. Vamos adorar saber!

 

 





     


Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!