QUE 1º DE ABRIL É CONHECIDO MUNDIALMENTE COMO O “DIA DA MENTIRA” ISSO TODO MUNDO SABE. E COM CERTEZA VOCÊ JÁ APROVEITOU ESSE DIA PARA FAZER UMA BRINCADEIRA COM ALGUÉM OU JÁ CAIU EM ALGUMA PEGADINHA. MAS VOCÊ SABE A ORIGEM DESSE DIA?

Na França, em meados do século XVI, o ano novo era celebrado no dia 25 de março, conforme o calendário juliano, e marcava o início da primavera. As comemorações duravam quase uma semana, finalizando assim, no dia 1º de abril. Porém, no ano de 1564, o rei francês, Carlos IX, decidiu seguir o calendário gregoriano, proposto pelo Papa Gregório XII, onde a comemoração do novo ano iniciava-se, como conhecemos, no primeiro dia de janeiro.

Essa mudança gerou estranheza e confusão entre os súditos e, grande parte dos franceses continuavam a comemorar a entrada do ano no mês de março até abril. Muitos que já sabiam da mudança resolveram zombar e pregar peças nos desavisados, convidando-os para festas falsas e chamando-os de tolos e bobos de abril.

A brincadeira de espalhar mentiras neste dia acabou pegando e faz vítimas até hoje, quase 500 anos depois. Então, neste dia todo cuidado é pouco, fique atento, pois até grandes revistas e jornais gostam de brincar com leitores publicando notícias falsas.

Conta para gente se você já enganou alguém ou se já acreditou em alguma mentira contada no dia 1º de abril!

Por Thaiane Barros – Jornalista





     


Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!