PARA QUEM BUSCA UMA COLOCAÇÃO PROFISSIONAL OU ATÉ MESMO AQUELA TÃO SONHADA VAGA DE ESTÁGIO É IMPORTANTE SABER QUE O CURRÍCULO É O SEU CARTÃO DE VISITAS E, POR ESTE MOTIVO, É FUNDAMENTAL TER UM CUIDADO ESPECIAL AO ELABORÁ-LO.

 

 

Um currículo mal construído pode acabar com qualquer chance de ser selecionado para a entrevista. Para te ajudar na execução de um histórico profissional mais atraente, confira as 6 dicas essenciais para elaborar um bom currículo e aumente suas chances no mercado de trabalho.

1 – Dados Pessoais

Neste campo currículo deve constar: nome completo, idade, estado civil e contatos para que a empresa possa contatá-lo facilmente (número de documento é desnecessário).

2 – Objetivo

Descreva seu objetivo profissional no currículo. Seja claro e específico ao citar sua área de atuação.

3 – Formação acadêmica

Para uma boa elaboração de currículo, comece sempre pelo curso mais recente, em ordem decrescente. Coloque o nome da instituição de ensino, curso e a data da formação.

Inclua aqui também seus idiomas, cite o nível de conhecimento que possui. Caso esteja estudando, deixe isso claro no currículo. Vale ressaltar que, se o idioma for necessário para o cargo, você passará por testes para comprovar o nível que você disse ter.

4 – Resumo das qualificações:

Selecione 4 ou 5 itens que resumam suas competências. Evite colocações subjetivas como “carismático” na elaboração.

5 – Experiência profissional

No currículo devem constar o nome da empresa, cargo, período de atuação e funções realizadas de forma sucinta. Coloque-as em forma de itens para facilitar a avaliação.

6 – Atividades de aperfeiçoamento

Insira aqui os cursos relacionados à área de interesse. Cite o tema e onde foram realizados. Mencione os cursos de informática e o nível real de seu conhecimento das ferramentas. Seja honesto, pois você pode passar por teste caso seja exigência da vaga.

LEMBRE-SE:

O ideal é que o currículo não tenha mais que duas páginas, por isso o candidato deve ser objetivo e conciso nas informações mencionadas;

Analise a empresa que irá encaminhar seu currículo. Veja se suas metas profissionais têm a ver com o perfil da empresa;

Nunca, nunca mesmo, minta no currículo. Dizer que tem uma habilidade só para conseguir a vaga irá comprometer sua imagem profissional.

CURTIU ESSA DICA? AGORA CORRE PARA ELABORAR UM BOM CURRÍCULO.  FIQUE LIGADO NAS PRÓXIMAS DICAS DO CONEXÃO UNIESP.

POR KAREN RODRIGUES, JORNALISTA / GRAZIELA MENDES, PUBLICITÁRIA

 





     


Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!