Localização das Faculdades
 

UNIESP -
Capital SP:

  UNIESP -
Grande SP:
Butantã
Centro Novo
Centro Velho
Interlagos
Mooca
Penha
São Mateus
Tucuruvi
 
Barueri
Caieiras
Diadema
Guarulhos
Itapecerica da Serra
Jandira
Mauá
Ribeirão Pires
Santo André
São Bernardo
São Caetano
 
UNIESP -
Litoral SP:
Guarujá
 
    UNIESP -
Interior SP:
Araçatuba
Araraquara
Auriflama
Avaré
Bauru
Birigui
Boituva
Campinas
Garça
Guararapes
Guaratinguetá
Hortolândia
Ibitinga
Ibiúna
Ilha Solteira
Itu
Jaú
José Bonifácio
Jundíai
Marília
Mirandópolis
Mirassol
Olímpia
Orlândia
Penápolis
Piraju
Pres. Epitácio
Pres. Prudente
Pres. Venceslau
Rancharia
Ribeirão Preto
Rio Claro
Santa Bárbara D' Oeste
Santa Rita do Passa Quatro
São J. Rio Preto
São Roque
Sertãozinho
Sorocaba
Sumaré
Taquaritinga
Tietê
Tupã
Vargem Grande
Vinhedo
 

UNIESP -
Capital RJ:

  UNIESP -
Grande Rio:
Campo Grande
Centro
Madureira
Méier
Duque de Caxias
 
 
 
 
    UNIESP - Tocantins:
 
Colinas
 
UNIESP -
Capital MG:
  UNIESP -
Interior MG:
Belo Horizonte
 
Frutal
Santa Luzia
 
UNIESP -
Capital BA:
  UNIESP -
Interior BA:
Cajazeiras
Vasco da Gama
Luís Eduardo Magalhães
 
 
    UNIESP -
Paraná:
Cascavel
Curitiba
Corn. Procópio
Ibaiti
Ibiporã
Nova Esperança
S. Ant. da Platina
Sarandi
Umuarama
 
    UNIESP -
Santa Catarina:
 
 
Florianópolis
Brusque
 
    UNIESP -
Mato Grosso
do Sul:
Amambai
Fátima do Sul
Nova Andradina
Naviraí
Ponta Porã
 
    UNIESP -
Paraíba:
 
João Pessoa
 
Web Rádio
 
Processo Seletivo
 
Informações sobre a UNIESP
 
Site Institucional
Licenciatura em História

A preocupação em garantir uma sólida formação de conteúdos históricos que vislumbrem a experimentação de novas práticas pedagógicas no contexto educativo, bem como o comprometimento político com a igualdade social de participação ativa e crítica nos destinos da sociedade, são os argumentos principais que justificam a relevância da História como processo que se constrói e se vive pela humanidade.

 

Os novos recortes de espaço e tempo, associados ao uso das novas tecnologias da informação, redefinem as complexas relações existentes no contexto sócio-interativo. Neste sentido, o Curso de História busca compreender as múltiplas interações entre o homem, a sociedade, o conhecimento passado e a natureza, propiciando o embasamento teórico-prático, por meio das diferentes concepções educacionais voltadas para a docência nos Ensinos Fundamental e Médio.

 

A proposta pedagógica deste curso está relacionada à formação de profissionais para atuar na Educação Básica, especificamente, na disciplina de História, nas séries finais do Ensino Fundamental II, no Ensino Médio, bem como nos cursos técnicos e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, o curso proporciona elementos para uma análise crítico-compreensiva dos fatores condicionantes do sistema educacional em sua relação com as práticas organizativas, pedagógicas e curriculares da escola, em consonância com o contexto da transformação da sociedade contemporânea.

 

A ação do curso será voltada para o processo de produção científica alicerçado nos componentes curriculares integrados, nos projetos, parcerias, estágios, atividades extensionistas, na consecução dos trabalhos de conclusão de curso - que possibilitem a vivência de prática de ensino e pesquisa integradas a grupos de estudos - e na divulgação de conhecimentos, por meio da participação em eventos científicos na esfera educacional.

 

Autorizado: pela Portaria MEC nº 35, de 16/01/2008, publicada no D.O.U. em 17/01/2008.


Perfil Profissional:

O licenciado em História estará apto a atividades de professor de História, exercendo o magistério no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. O perfil do curso é formar um professor de história munido de arcabouço teórico e prático de modo que seja capaz de solucionar problemas presentes em seu cotidiano escolar e da sociedade, sendo sensível às necessidades de sua comunidade, articulando-se às demandas societárias mais amplas. Dessa forma, sua atuação caminhará no sentido de refletir criticamente sobre as convivências e as obras humanas.



Objetivos:

O curso busca formar profissionais para atuar principalmente no Ensino de História na Educação Básica, especificamente na disciplina de História, no Ensino Fundamental II, nas séries do Ensino Médio e estando preparados para atuar nos cursos técnicos e na educação de jovens e adultos. O currículo proposto permite que outras atividades possam ser desenvolvidas por este profissional tais como: organização de arquivos, pesquisas, monitorias em museus, bibliotecas e pinacotecas.


Informações:

 

Duração: 06 semestres.


Coordenador do Curso:

Professores:

© Copyright 1999/2014 - Grupo Educacional UNIESP - Todos os direitos reservados.