Localização das Faculdades
 

UNIESP -
Capital SP:

  UNIESP -
Grande SP:
Butantã
Centro Novo
Centro Velho
Interlagos
Mooca
Penha
São Mateus
Tucuruvi
 
Barueri
Caieiras
Diadema
Guarulhos
Itapecerica da Serra
Jandira
Mauá
Ribeirão Pires
Santo André
São Bernardo
São Caetano
 
UNIESP -
Litoral SP:
Guarujá
 
    UNIESP -
Interior SP:
Araçatuba
Araraquara
Auriflama
Avaré
Bauru
Birigui
Boituva
Campinas
Garça
Guararapes
Guaratinguetá
Hortolândia
Ibitinga
Ibiúna
Ilha Solteira
Itu
Jaú
José Bonifácio
Jundíai
Marília
Mirandópolis
Mirassol
Olímpia
Orlândia
Penápolis
Piraju
Pres. Epitácio
Pres. Prudente
Pres. Venceslau
Rancharia
Ribeirão Preto
Rio Claro
Santa Bárbara D' Oeste
Santa Rita do Passa Quatro
São J. Rio Preto
São Roque
Sertãozinho
Sorocaba
Sumaré
Taquaritinga
Tietê
Tupã
Vargem Grande
Vinhedo
 

UNIESP -
Capital RJ:

  UNIESP -
Grande Rio:
Campo Grande
Centro
Madureira
Méier
Duque de Caxias
 
 
 
 
    UNIESP - Tocantins:
 
Colinas
 
UNIESP -
Capital MG:
  UNIESP -
Interior MG:
Belo Horizonte
 
Frutal
Santa Luzia
 
UNIESP -
Capital BA:
  UNIESP -
Interior BA:
Cajazeiras
Vasco da Gama
Luís Eduardo Magalhães
 
 
    UNIESP -
Paraná:
Cascavel
Curitiba
Corn. Procópio
Ibaiti
Ibiporã
Nova Esperança
S. Ant. da Platina
Sarandi
Umuarama
 
    UNIESP -
Santa Catarina:
 
 
Florianópolis
Brusque
 
    UNIESP -
Mato Grosso
do Sul:
Amambai
Fátima do Sul
Nova Andradina
Naviraí
Ponta Porã
 
    UNIESP -
Paraíba:
 
João Pessoa
 
Web Rádio
 
Processo Seletivo
 
Informações sobre a UNIESP
 
Site Institucional
Biblioteca

 

       
         
       
         
  Para visualização é necessário o Adobe Reader, clique aqui para fazer o download.
         

 

Catálogo On-Line: 

 

     
       





Objetivos

A Biblioteca Antonio Carlos Pelizzari, dada a sua importância para a formação dos futuros profissionais e para os estudos aprofundados dos professores e pesquisadores tem por objetivo:

- Disponibilizar os suportes informacionais existentes em seu acervo;
- Exercer sua função como agente educacional;
- Proporcionar o enriquecimento da cultura nas diferentes áreas de conhecimento;
- Estimular os programas de pesquisas e extensão junto aos alunos regularmente matriculados em todos os níveis de ensino da Instituição de Ensino Superior Santa Izildinha, aos professores, aos funcionários e à comunidade local.

Acervo

O acervo está catalogado pelo Sistema de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), classificado pelo Sistema Decimal Universal (CDU) e indexado em formato MARC. Seu acesso é informatizado pelo sistema SOPHIA e compõe livros nas áreas de:

- Ciências Sociais Aplicadas, Exatas e da Terra, Humanas, Biológicas, Saúde, Agrárias;
- Lingüística, Letras, Artes, Engenharia e Tecnologia;
- Referências (Enciclopédias, Dicionários técnicos e gerais, Atlas);
- Periódicos;
- Multimeios (DVD’s, CD’s, CDROM’s e Fitas em VHS).

Serviços:
 

 

     
         
     
         
     
         
 

APOIO AO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DOS CURSOS

Com objetivo de manter atualizadas as Referências apontadas pelos “Planos de Ensino” das disciplinas/cursos, há o acompanhamento das opções encaminhadas. A Biblioteca disponibiliza serviços que apóiam o ensino e pesquisa acadêmica, oferecendo, ao corpo docente, a reserva de materiais específicos e, ao corpo discente, a possibilidade de se tornarem usuários críticos da informação, cultura e aprendizado.

COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA - COMUT

A Biblioteca mantém convênio com o IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) e através do COMUT (Comutação Bibliográfica) disponibiliza o serviço. Tal procedimento permite obter de outras bibliotecas cópias de artigos de periódicos, teses, dissertações e anais de congressos não existentes no acervo da biblioteca. É destinada ao atendimento de toda comunidade acadêmica.
Para utilizar esse serviço é necessário:

1. Ter os dados completos do material no caso de periódico científico, além dos dados de autoria, o título do periódico, volume, número, ano e páginas do artigo.
2. Dirigir-se à biblioteca para preencher o formulário de solicitação.

Observações importantes:

Este serviço tem um custo, será cobrado um valor que visa custear as cópias e as taxas de envio. O preço das cópias varia de acordo com a quantidade de páginas e tipo de recebimento se on-line ou impresso.

EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS – EEB

Caso o material procurado não conste em nossa Biblioteca, o usuário poderá solicitar em outra instituição que trabalhe com EEB.

Para isso, o usuário deve obter os dados do material desejado (título, autor, editora, ano) junto à instituição que fará o empréstimo, para que assim seja providenciado pela Bibliotecária o formulário de EEB em três vias.

De posse deste formulário, o usuário irá até a instituição e retirará o material desejado, ficando o mesmo responsável pelo uso de acordo com a biblioteca cedente e pela devolução, na data prevista.

Mais informações dirijam-se ao balcão da biblioteca.

ESPAÇOS ALTERNATIVOS PARA ESTUDO INDIVIDUAL E EM GRUPO

A Biblioteca dispõe de baias para estudo individual, salas para estudo em grupo, espaço alternativo para leitura de jornais e revistas.

FICHA CATALOGRÁFICA

A Ficha Catalográfica é elaborada pela biblioteca, na FIESI a apresentação é obrigatória somente para os Trabalhos de Pós-Graduação, os demais trabalhos de conclusão de curso ficam sem esta exigência.

Para solicitar o serviço o aluno deve dirigir-se ao balcão da biblioteca, solicitar o formulário específico e orientações para realização deste serviço.

GUIA PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Com base nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a Faculdade Santa Izildinha, por meio da Biblioteca Antonio Carlos Pelizzari, estabelece procedimentos para padronização da produção acadêmica no ‘GUIA PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA DE TRABALHOS ACADÊMICOS, CITAÇÕES, REFERÊNCIAS E ARTIGO’, que consiste em orientar o aluno sobre normalização de trabalhos, contribuindo na disseminação e divulgação, de acordo com as normas técnicas em vigor. Para alguns itens específicos, não contemplados nas normas, a FIESI estabeleceu procedimentos próprios para padronização.

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Este serviço é destinado somente aos alunos e professores da FIESI, através do preenchimento dos assuntos, de forma detalhada, no formulário específico da biblioteca.

ORIENTAÇÃO QUANTO AO USO DA BIBLIOTECA

Os novos alunos da FIESI têm uma aula agendada pela bibliotecária responsável e pelo professor da disciplina de Metodologia Científica para orientação quanto ao uso correto do acervo, das dependências da biblioteca e, quanto às normas que constam no Regulamento da Biblioteca.

POLÍTICA DE AMPLIAÇÃO DO ACERVO

Estabelece os parâmetros para o desenvolvimento de coleções, seleção e aquisição de documentos para composição do acervo bibliográfico dos cursos da FIESI. As aquisições serão avaliadas na sua importância pelos Coordenadores de Curso, Bibliotecária e aprovação da Diretoria.

VISITAS ORIENTADAS

Este serviço é realizado com agendamento antecipado e atende grupos de até cinco pessoas e visa apresentar os recursos da Biblioteca, a utilização do acervo, o catálogo on-line e orientação sobre o empréstimo, renovação, reserva, bem como normas e procedimentos para utilização.

Plano de Expansão

O Plano de Expansão do acervo é constante e constituído por uma política de aquisição e atualização de acordo com o PPP. Esta política se dá por meio de estudos estatísticos de movimento, consulta de materiais, assuntos mais procurados e atualizações da Bibliografia Básica dos cursos, encaminhamentos feitos por coordenadores, professores e alunos, reposição, acréscimos e, compra, mediante a aprovação da direção.

História da Biblioteca Antonio Carlos Pelizzari

Em 1979, com a criação da pré-escola Patval, localizada à Rua Mimas, 99, em homenagem a Patrícia Pelizzari e Valéria Pelizzari, filhas da mantenedora Dona Maria Therezinha Formariz Pelizzari, iniciaram-se as primeiras atividades da pequena biblioteca como incentivo à leitura e ao atendimento dos alunos da pré escola.

Em 1997, já com 23 anos de existência, a Escola Santa Izildinha, uma das mais conceituadas escolas da região, com os cursos da Educação Infantil ao Ensino Médio Acadêmico e os cursos técnicos com laboratórios completos de Processamento de Dados, Patologia Clínica, Magistério, Publicidade e Administração de Empresas, devido ao seu alto nível pedagógico e crescimento, iniciou suas atividades didáticas segundo o padrão Anglo de Ensino.

Em 1990, fez-se necessária a ampliação da Biblioteca e de seu acervo para atendermos aos cursos de Ensino Técnico Profissional, oferecidos, pela Instituição, em sintonia com o mercado de trabalho e com a qualidade de ensino na Região de São Mateus.

Em outubro de 2001, com a autorização para o funcionamento dos cursos superiores de Pedagogia, Administração e Letras, foi necessária a reestruturação deste espaço, criando-se áreas exclusivas para estudos individuais e em grupo, balcão para atendimento e modernização do sistema, com aquisição do software Sophia para registro e gerenciamento do acervo, possibilitando o acesso para consulta intranet e on-line. Até esta data, a biblioteca não possuía patrono; passou a se chamar Biblioteca Antonio Carlos Pelizzari para homenagear o Sr. Antonio Carlos Pelizzari (1937–2001), esposo de Dona Maria Terezinha Formariz Pelizzari, fundadora da Instituição.

Em 2007, houve um aumento considerável no acervo; dessa vez para atender aos cursos de Geografia, História, Matemática e Sistema de Informação. E, em 2008, para atender o curso de Pós-graduação em Psicopedagogia.

Em 2009, fez-se necessário aperfeiçoar o acesso aos bancos de dados e periódicos on-line, através de mais terminais de acesso à internet.

Em novembro 2010, com a visita dos avaliadores do Ministério da Educação e Cultura (MEC) tivemos o reconhecimento do Curso: Bacharelado em Letras. Foram avaliados itens como a bibliografia disponibilizada, atendimento e os demais serviços oferecidos, obtivemos nota 4 na escala de 1 a 5 (nota máxima).

Em fevereiro de 2011, tivemos o reconhecimento do MEC para Licenciatura em Letras, foram avaliados todos os serviços oferecidos pela biblioteca, além da bibliografia, normalização dos trabalhos acadêmicos, base de dados, periódicos e atendimento aos usuários, obtivemos nota 4 na escala de 1 a 5 (nota máxima).

Contato

(11) 2141-5604 (Biblioteca)

Equipe

- Sineide Nazaré Leite – Bibliotecária
- Adriana Leme – Auxiliar Administrativo
- Raquel de Moraes – Auxiliar Administrativo

Horário de Funcionamento

- Segunda a sexta-feira das 8h às 21h30;
- Sábados das 8h às 12h.



© Copyright 1999/2014 - Grupo Educacional UNIESP - Todos os direitos reservados.