Fernando Costa e a UNIESP
 

UNIESP - Presidente Fernando Costa Presidente da UNIESP, o engenheiro José Fernando Pinto da Costa, tem uma história de vida que mostra o quão à frente de seu tempo sempre esteve este empresário.

Natural de Vera Cruz, pequena cidade o interior paulista, é o caçula do casal José Pinto da Costa e Cacilda Pagnani Costa. Ainda criança, mudou-se com a família para Dracena, outro município do Estado de São Paulo, e foi lá, já como adolescente, que começou a cultivar as ideias que norteariam sua vida. Foi também por lá que se tornou um dos destaques e bicampeão paulista pelo time de basquete local. Assim que concluiu o Curso de Engenharia Civil pela UNESP de Ilha Solteira/SP, deu início à sua vida profissional e chegou, até, a executar importantes obras, como o complexo do Banco Itaú, o Metrô e, durante três anos, uma barragem no Peru. Em 1988, casou-se com Cláudia Pereira (com quem tem dois filhos), mudou-se para Primavera/SP e seguiu sua carreira de engenheiro.

Após se aposentar pela CESP, decidiu buscar novos caminhos, participou do projeto “Educação Para Todos” e começou a colocar em prática o sonho de sua vida: levar a educação às classes mais humildes da sociedade.



 

A UNIESP

A UNIESP nasce em 1999, quando a pedra fundamental da Faculdade de Presidente Epitácio é lançada. A unidade educacional, porém, foi apenas o primeiro de muitos outros projetos que têm por base a Educação Solidária, termo criado por Fernando Costa.

Consciente de que a Educação gera qualificação para o mercado de trabalho e, consequentemente, melhora a qualidade de vida da população, ele criou a UNIESP Solidária, Instituição Filantrópica de cunho social e educacional.

Nesse grupo de instituições parceiras, implantou ações sociais como um instrumento de apoio às iniciativas de promoção do desenvolvimento social e econômico. Os grandes diferenciais da Instituição são aderir e difundir os Programas e Convênios dos Governos Federal e Estadual. Além de oferecer esses Programas, a UNIESP foi pioneira no Programa Escola da Família, com o Governo Estadual. Já com o Governo Federal, foi a primeira Instituição a aderir ao ProUni, antes mesmo do envio do projeto de Lei ao Congresso Nacional, assinado pelo então ministro da Educação Tarso Genro e pelo secretário Executivo do Ministério na época - Fernando Haddad, ex-ministro da Educação e atual prefeito de São Paulo/SP.

Atualmente, as instituições de ensino da UNIESP são credenciadas nos programas: FIES, ProUni e Programa Escola da Família. Oferece também, por meio da UNIESP Solidária, o programa UNIESP 100 e bolsas de estudos.

A UNIESP está presente em 10 Estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Pernambuco. Todas as unidades contam com cursos autorizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação. Os próximos passos são contar com uma unidade de ensino em todas as cidades paulistas com mais de 100.000 habitantes.

A UNIESP Internacional também já é uma realidade, com parcerias com James A. Baker III de Houston, Texas; Universidade Cornell Ithaca, de Nova York; e a Scuola Dottorale Internazionale Tullio Ascarelli e a Agência Nacionalle de Turismo, ambas da Itália.

Alinhada a esse ambicioso e bem sucedido projeto socioeducacional está a Central de Comunicação UNIESP, da qual fazem parte a TV Corporativa, a Rádio UNIESP e a TV UNIESP. Esta última, integrante do Canal Universitário de São Paulo e do Rio de Janeiro, possui um canal exclusivo no ABC paulista (24 horas no ar).


Resumo UNIESP


Em 17 anos de existência, a UNIESP tem mudado a vida de milhares de jovens de baixa renda que ousaram sonhar com o Ensino Superior. Hoje, este sonho já é realidade para mais de 150 mil alunos de 135 faculdades e 2 Centros Universitários.