Localização das Faculdades

Site Institucional
Aluna da FAIMI é aprovada em 1º lugar em concurso
quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A egressa do curso de Pedagogia da Faculdade de Mirassol (FAIMI), Aline Mari Ferreira, foi aprovada em primeiro lugar no concurso para Professor de Educação Básica I (Peb1) do município de São José do Rio Preto.

De acordo com Aline, cursar Pedagogia na FAIMI foi uma experiência que só trouxe benefícios. “Adquiri conhecimentos novos e aperfeiçoei meu relacionamento interpessoal”, aponta.

Aline atribui a aprovação no concurso a diversos fatores. “Os professores me proporcionaram uma excelente formação e exigiram o máximo da minha capacidade intelectual. Tenho um agradecimento especial à docente Karine, que me apoiou psicológica e emocionalmente, diz a agora nova professora, que salienta: “Passar no concurso não foi tarefa fácil. Diariamente, estudava no mínimo três horas. Aos finais de semana, lia e pesquisava por até oito horas, sem pausa”, lembra.

Nossa aluna revela que optou pela FAIMI após pesquisar sobre as várias faculdades da região. “Chequei em sites tanto das instituições como do Ministério da Educação e conversei com pessoas que cursavam Pedagogia. Após levantar todos os dados, escolhi a Faculdade de Mirassol devido ao compromisso da instituição educacional com a qualidade de ensino, além de possuir professores qualificados”, conta.

Para o futuro, Aline revela que o objetivo é nunca estagnar e se aperfeiçoar sempre. “Pretendo fazer outros cursos e prestar novos concursos para cargos de direção e supervisão. Também quero concluir minha especialização, ingressar no mestrado e, posteriormente, no doutorado. São muitos planos, alguns podem ser modificados, mas a minha única certeza é que meu projeto de vida é atuar na Educação”.

Abaixo, a nova Pedagoga revela, em uma entrevista, como enxerga a educação no Brasil.

FAIMI: Qual a sua opinião sobre a Educação Brasileira Atualmente?

Aline: A educação hoje em dia, se comparada com a de alguns anos, não está de todo ruim, porém existem muitos pontos que precisam ser melhorados, tais como infra-estrutura, materiais pedagógicos e maior reconhecimento da vital importância da área. É de extrema urgência priorizar a formação inicial e continuada dos docentes porque, com professores mais capacitados, consequentemente teremos escolas de mais qualidade, que formarão cidadãos realmente preparados para atuarem na sociedade e para poderem assim, modificá-la.

FAIMI: Qual é o papel do professor na Educação?

Aline: Atualmente a função do professor não é apenas a de transmitir os conhecimentos historicamente acumulados pela sociedade. Ele possui uma maior responsabilidade nas mãos, que é a de formar o caráter e a personalidade das crianças, pois estas estão em desenvolvimento e precisam de muita orientação sobre como exercer plenamente a cidadania para poder atuar junto à sociedade.

FAIMI:Você já trabalha como docente. Qual sua expectativa quanto à sala de aula?

Aline: Fiz três anos e meio de estágio em sala de aula e atualmente sou concursada em São José do Rio Preto.  Atuo como Agente Administrativo em uma escola e gosto de trabalhar na Secretaria porque conheço todos os setores da instituição.  Mesmo tendo pouca experiência em sala de aula, tenho grandes expectativas. Tive uma boa formação e também ótimos exemplos durante o período em que fui estagiária. Acredito que os desafios não serão poucos e muito menos fáceis de serem ultrapassados, porém vou procurar sempre encará-los de frente e com humildade para reconhecer que não se pode saber tudo e que é possível melhorar sempre.

© Copyright 1999/2014 - Grupo Educacional UNIESP - Todos os direitos reservados.